segunda-feira, 2 de novembro de 2009

UM TÍPICO BRUNCH DINAMARQUÊS
















Para Thomas

“Não existe amor mais sincero do que aquele pela comida” Bernard Shaw

 
“A sabedoria para o espírito e a comida para o corpo”textos judaicos


No domingo fui a um típico Brunch dinamarquês na casa de meu amigo Thomas com outros amigos, Conor, Peter e Lars.
A comida dinamarquesa é extremamente variada e rica e representa bem o tipo de culinária que se encontra em toda a Escandinávia. A Dinamarca com variadas paisagens, infinitos lagos, ilhas e montanhas imaculadas é famosa pela sua carne de porco, laticínios e sanduiches abertos.
Thomas preparou ele mesmo o Brunch, com iguarias diversas da cozinha de seu país. É um ritual, iniciamos com smorrebrod,arenque (sild) temperado com um pão escuro típico denominado regbrod e chutney ( no alfabeto dinamarquês alguns o são  cortados). Brindamos com aquavit, Aalborg , um aguardente típico dizendo : Skal, têm uma bolinha acima do A que não há em nosso alfabeto, e se pronuncia Skull como crânio em inglês. Reza a lenda que a palavra é de origem viking , pois os mesmos arrancavam as cabeças de seus inimigos , quebravam os crânios e usavam a parte de dentro, depois de limpa, como taça, para beber cerveja.
Seguimos com salmãos defumados e marinados, com molho de ovos, mostarda e limão. Beterrabas, patês diversos entre eles de fígado com champignons , ovos com bacon, batatas, frikadeller , um bolinho de carne e peixe temperados com ervas. Bebemos água, cervejas tradicionais Tulborg e Carlsberg, champagne. Entre as conversas e risadas, sempre um levantava um brinde:- Skal.
Terminamos a tarde com chá, café, conhaque, licor e uma torta de limão deliciosa, melhor que qualquer tarte au citron da Fauchon. SKAL.Tim !Tim...


Fotos:Fabricio Matheus



2 comentários:

  1. Que viagem interessante! As fotos estão maravilhosas!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Trouxe alguma receita típica de lá pra testar com os amigos daqui? Hahaha!

    ResponderExcluir