sábado, 14 de novembro de 2009

APRENDENDO A TOCAR CASTANHOLAS




O flamenco, a Espanha e as castanholas apareceram na minha vida principalmente com os filmes do Saura e o Antônio Gades e a música do Paco de Lucia. A primeira vez que toquei castanholas foi na festa de encerramento do curso no Odin Teatret. Acho que nunca tinha tocado antes, mas juntei-me aos percussionistas brasileiros e ao Augusto Omolú que é bailarino, ator e músico baiano e nos dava aula de corpo centrado nos orixás do candomblé, era um sucesso. Tenho um pouco de ritmo nato, e a todos pareceu que eu era um exímio percussionista espano-brasileiro. Acho que engano bem!
A castanhola é assim chamada pelo seu formato que lembra uma castanha. É um instrumento de percussão que emite um som seco e oco, de entoação imprecisa. Criada pelos fenícios há três milênios e introduzido no mediterrâneo pelo comércio marítimo. Na Espanha tornou-se instrumento nacional.
Em qualquer par de castanholas há uma que tem o som mais agudo que a outra, distinguindo-se respectivamente como castanholas –fêmea e castanholas-macho. A castanhola com o som mais agudo vai na mão direita.
Coloque as castanholas com as amarras, os cordões também chamados orelhas no dedo polegar de cada mão. Ajuste-os dando mais pressão no primeiro cordão que contém os nós.



MÃO DIREITA (Fig.A) – A castanhola desta mão se toca com os 4 dedos, começando lentamente do dedo mínimo (5) em sequência até o   indicador(2). Repetir o exercício até que se adquira rapidez.


























MÃO ESQUERDA (Fig.B) – Nesta castanhola , faz-se um pressão conjunta no centro da mesma , ou como os espanhóis dizem no coração da castanhola com o 3, 4 e 5 dedos do anular ao mínimo ao mesmo tempo.

O ritmo é dado pela mão direita, cortando a última nota com o som da castanhola esquerda com uma só nota. Como uma dança, aqui a fêmea conduz o macho.
Repita os movimentos , direita-esquerda com rapidez. Em algumas ocasiões, as castanholas de uma das mãos batem com as da outra, dependendo dos passos e do ritmo da música, podem ser produzidos efeitos glissando, ondulando (alteranando as duas mãos), trilos e rufos... com o tempo você pode criar diferentes ritmos e OLÈ!!!!!.VALÈ!!!!!!!


4 comentários:

  1. Ganhei castanholas de uma amiga que foi à Espanha. Tentei, tentei, tentei...mas como tenho duas mãos esquerdas não deu mesmo. Pena!

    ResponderExcluir
  2. Vale! Hahaha! Adorei a aula! Nunca imaginei que houvesse instruções para se tocar este instrumento.

    ResponderExcluir
  3. fazendo pesquisa sobre castanholas encontrei seu blog,adorei o post,muito Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, toco em uma banda percussão e tem uma nova música que pede a castanhola, você pode me passar s técnicas detalhadas de ondulando, trillos e rufos? No anacassarotte@hotmail.com , Obrigada.

    ResponderExcluir