quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PER FLY E O CINEMA DINAMARQUÊS





Per Fly , cineasta, roteirista e ator, graduou-se na The National Film School of Denmark em 1993, tendo como colegas Lars Von Triers, Anders Thomas Jensen e Suzanne Bier. Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, talvez devido a burocracia da indústria cinematográfica, Per Fly é considerado hoje um dos maiores cineastas da Escandinávia.
Baenken (The Bench/O Banco) foi seu filme de estréia em 2000,no circuito da Escandinávia e europeu , conta a história de Kay, um homem cujos rumos da vida o levam a um profundo mergulho no alcoolismo, com escapismo da mesma. Este filme inicia a chamada Trilogia Dinamarquesa que retrata situações e características específicas das classes sociais do país.
Arven(The Inheritance/ O Herdeiro) de 2003 , mostra a classe alta, a história de um homem que têm que optar entre a liberdade de seus sonhos e a obrigação de manter o patrimônio familiar. No Drabet (Manslaughter/Homícidio Culposo) de 2005, é a vez da classe média, representada por um professor universitário e sua amante envolvida em atos supostamentes terroristas. No intervalo da Trilogia , em 2001, rodou a animação Prop og Berta (Prop e Berta).
Em 2007, dirigiu para a Televisão a minissérie Forestillinger, cujo nome de significado ambíguo em dinamarquês , significa “Conceptions or Conceptions about one self/Criação solo” ou “Plays” e “Shows”/ Peças ou Performances sobre um grupo de Teatro e a montagem de uma peça inspirada em Shakespeare, em que cada episódio nos é narrado do ponto de vista de um personagem.
Sua filmografia é baseada no que cerceia a vida de diferentes pessoas de diferentes segmentos sociais, com um enfoque próprio, realista, seco , frio mas cheio de emoção e humanidade.
Atualmente, esta na fase de pré-lançamento de seu novo filme, Kvinden der dr¢mte om en mand(2010)/The woman who Dreamed of a Man.



Nenhum comentário:

Postar um comentário