quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PER KIRKEBY e as ARTES nórdicas






Artista nascido em 1938 é um dos mais internacionais e aclamado pintor dinamarquês da atualidade.
Com formação em geologia pela Universidade de Copenhagen em 1964, participou de inúmeras expedições científicas, foi membro da importante escola de arte experimental “eksskolen”, professor da Academia de Arte de Frankfurt, trabalha como pintor, escultor, escritor de poemas e ensaios literários, filmes, litogravuras e continua a exprimir sua arte e talento nesta grande gama de formas e expressões artísticas.
O interesse do artista pela geologia e natureza em geral , é a inspiração crucial para seus temas. Sua cores e desenhos são executados de forma livre e expressionista. O artista usa sua pintura como um sol que sedimenta na superfície gestos e formas em extratos, criando uma pintura telúrica com pinceladas fortes desenhando nervuras e escavações na geografia plana da tela.
O que se vê são efeitos fragmentados, colagens, níveis separados, blocos recompostos formando uma paisagem de cores como uma nova interrogação à tradicional pintura. As grande formas de Per Kirkeby revelam a sua predileção atual por jogos outonais e crepusculares como uma canção: tão romântica quanto contemporânea.
Seus trabalhos têm sido mostrados em inúmeras exibições com muitas coleções públicas em famosos museus como a Tate Gallery de Londres, o Metropolitan e o Moma de New York, O Centre Pompidou de Paris entre outros.
Per Kirkeby com seus trabalhos superpõe formas e cores e com seus escritos e talento nos ensina um pouco mais sobre a natureza com sua grandeza e seus aspectos de forma geral que sua arte representa.
Conheci sua obra na grande exibição realizada na Tate Modern de Londres e fiquei arrebatado com o relevo de suas cores.

Um comentário: