sábado, 19 de setembro de 2009

IN ON IT by Barbara Heliodora



"Nada como o prazer de ver mais uma vez comprovado, em cena, que o melhor teatro é feito de texto+ator, tratando da condição humana. "In on it" ("Por dentro"), do canadense Daniel Macivor, até hoje desconhecido entre nós, tem toda a liberdade formal do mundo contemporâneo e cria seus próprios caminhos, a fim de compor um todo uno e significativo, que oferece ao público uma excepcional experiência estética, emocional e intelectual. A ambiguidade da palavra play - peça, jogo, interpretar, brincar - é exemplarmente explorada por dois elementos, "Este Aqui" e "Aquele Ali", que atuam, entram e saem do jogo cênico, com perfeita e lógica fluência. O tema é simplesmente a vivência humana, a interrelação de um pequeno grupo, no qual o homossexualismo não é defendido nem atacado, apenas existe como um dos componentes da complexidade geral. A tradução de Daniele Ávila muito contribui para a qualidade do espetáculo. A encenação de "In on it" é simples, centrada em texto e ator. A cenografia de Domingos de Alcântara é austera, os figurinos de Luciana Cardoso também são tão simples quanto o texto exige. A luz de Maneco Quinderé pulsa com a ação, a trilha de Lucas Marcier é discreta, e o conjunto Valéria Campos, Mabel Tude e Márcia Rubin é responsável pela rica linguagem corporal dos atores. A direção de Enrique Diaz é impecável: identidade física, andamento, aproximações, afastamentos, tudo está sob controle, mas com toda a liberdade de que o ator precisa. É óbvio que há uma grande conivência entre diretor e elenco em relação ao tipo de vida cênica que deve ser dado ao belo texto de Macivor.
Do mesmo modo que a direção opta por encontrar a vida específica do texto, os dois atores que compõem o elenco apresentam a mesma conivência ao fazerem de suas interpretações partes complementares uma da outra: do mesmo modo que entram e saem da ação, ou que mudam de personagem, Fernando Eiras e Emilio de Mello "brincam" com a emocionante seriedade desse quadro de vida com uma segurança notável.
É impossível, como resultado, avaliar ou comparar o trabalho dos dois atores. Eiras e Mello, juntos, compõem o universo desse original "In on it", tendo a mesma generosidade um para com o outro, que exibem, fartamente, em sua comunicação com a plateia.
O texto de Macivor é complexo? Sem dúvida, mas os dois atores, guiados pelo diretor, abrem um caminho cristalino para o espectador com suas atuações impecáveis.
Esse é mais um espetáculo de excepcional qualidade, imperdível."

Queria escrever algo sobre In on it, que adorei,  assisti no Rio e certamente virá à São Paulo, mas jamais teria a precisão e a qualidade deste exemplo de escrita e crítica teatral feito pela Barbara Heliodora e publicado no Jornal O Globo no dia 30/03/2009. Autorizado pela própria a reproduzi-lo neste espaço.
Fiz cinco anos de aulas teóricas de teatro com Barbara, com quem além de aprender teoria, transmitiu-me sua paixão sem igual pelas artes cênicas. Barbara, além de crítica teatral , tradutora e maior especialista em Shakespeare, é atriz , diretora e têm um vastíssimo conhecimento sobre tudo, principalmente esportes:- futebol e tênis entre outras modalidades. Uma linda família, já com bisnetos. Um censo de humor que me faz falta e conta piadas como ninguém.

Um comentário:

  1. Que gostoso! Fiquei com vontade de assistir a peça e conhecer a autora da crítica. Parabéns!

    ResponderExcluir