terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PRIMEIRA DE 2011



"A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.”
"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.”
"A única revolução possível é dentro de nós.”M.Gandhi


De volta ao Brasil, minha pátria, minha mátria , minha fratria. Sempre quis usar esta frase do Caetano. Agora é a hora. Saí do Brasil em 2010 e voltei em 2011. Saí com o governo Lula e voltei no governo Dilma. É bom ir , e também melhor ainda ter para onde voltar.
Adoro viajar e realmente gostaria de passar um ano sabático, viajando. Mas quando volta ao meu lugar , tudo que eu conheci e vivi , voltam comigo. Amigos novos, lugares novos e aos poucos , o tempo de minha vida , também constrói o tempo do meu lugar:- meu lar.
Desta vez viajei para onde já havia estado. Mas sempre há algo de novo conhecer em algum lugar , mesmo já conhecido. Lugares, pessoas. E se reconhecer.
Confesso que pouco pensei, mas talvez o não pensar já é pensar.
Não tenho grandes planos para 2011. Não faço mais listas de metas. Minha única meta é a saúde, física e mental. No entanto, contido em meu desejo para 2011 , há tantos. Viagens, amores, mas acima de tudo que eu continue buscando meu caminho , que embora algumas vezes me conduza a lugares errados, me faça sempre crescer como ser humano.
Volto para minha língua, e encontro já tantas contas e taxas no novo ano, a começar pelo IPVA, licenciamento, impostos prediais e etc... tudo com no mínimo 5,5% de aumento.
Vou ao supermercado , onde o vinho que custava 19,90 antes de partir custa hoje 29,90. Quando depois do Natal deveria estar em oferta , mas é o contrário que encontro, tudo aumentou, pão, leite, alface, rúcula, frutas e principalmente o vinho.
 Na revista semanal, as importações e exportações do país estão em alta. Desejos para os 100 dias de Dilma. O salário mínimo não ultrapassará 600, brigas entre partidos do governo.
Deixei o país com  os novos aumentos dos salários de nossos políticos. Todos comemorando, logo após as eleições. Pelos jornais locais parece-me que a economia permanecerá estável. Nos jornais internacionais , o boom econômico brasileiro e chinês são ressaltados , mas há medo de um efeito reverso.
Visitei uma Irlanda em crise, com perda de empregos, novos impostos e restrições econômicas. Em todos os discursos dos políticos pelo mundo, ressalta-se novos impostos e a aposentadoria com uma idade mais elevada, já que hoje um jovem de 60 anos não é mais o velho de 60 anos que era considerado há alguns anos. Na Dinamarca, a rainha e o primeiro ministro também ressaltam o terrorismo e a guerra no Afeganistão. Os romenos são um problema para a Europa ocidental.Deixo o continente europeu no qual cheguei coberto de neve , com um pouco mais de cor e com uma Bélgica falida, praticamente sem governo.
No jornal de hoje, um novo exame, simples, para se detectar células cancerígenas, numa amostra sanguínea.
Na academia todos bronzeados e querendo queimar num dia tudo o que se comeu no final do ano. E eu ainda com lembrança do frio nas unhas com as cutículas espessas, mas como todos precisando queimar o que ganhei.
No vôo de volta, além dos filmes e livros, vi alguns documentários. Um sobre Marcel Wanders, design holandês. Um de seus últimos produtos é um broche( bottom), com a palavra Hero/Heroí. Marcel criou este pingente para uma ex-namorada que ele amou profundamente e teve câncer e lutou como uma heroína pela vida. É um pingente sobre uma história de amor, para que os que o usarem , reconheçam-se e amem mais.
Na sala de casa , uma pilha de encomendas que chegaram atrasadas. Todos livros , entre eles um livro de fotografia de Portraits do Henri Cartier-Bresson. A foto que mais me emociona é a de Gandhi, aquele que viveu no amor para o seu país, seu povo e para o mundo. Aliás , esta foi a última foto de Gandhi, pouco antes de sua morte. Há ali a expressão de amor, verdade , morte e vida na face de um sábio.
Eu quero ainda hoje dormir com a imagem do Mahatma, para que sua luz acenda em meu espírito o seu AMOR. Este é o meu maior desejo para 2011:-Mais A M O R, com letras maiúsculas.Entre as pessoas e para com as pessoas. Precisamos aprender a AMAR mais no sentido maior que a palavra exprime.
Partirei novamente em breve, mas logo retornarei. Sempre partir e voltar... Muito AMOR em 2011.

Fotos:Fabricio Matheus

Um comentário: