sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DIARIO DA CORTE IV



Da imensa janela do 19° andar do apartamento do meu primo,Nova York amanheceu nevando. Como não encontrei um adaptador para a tomada, a bateria da minha pequena câmera cyber-shot acabou. Minha única solução seria sair com minha nova câmera, que ainda  não sabia nem como ligar.
Peguei o mêtro em direção up-town, e meu objetivo era comprar um GPS. Parei no Columbus circle e comecei a andar pelo Central Park, tirando fotos de detalhes que me chamavam a atenção.
Apesar da neve, que caía lenta , não estava tão frio. Passei novamente pelo MOMA e 5° avenida, tinha em mente que não gastaria mais que 150 dolares.
Novamente revi e fotografei as vitrines que mais me chamaram a atenção. No Best Buy, quase comprei o tal do GPS, mas resolvi esperar, e este foi o mico da minha viagem. Quase defronte a Biblioteca Municipal vi uma loja de eletrônicos e um GPS de 98 dolares com 30% de desconto. O problema é que os 98 dolares não era o preço do GPS e sim o desconto. Caí literalmente no conto do vigário e perdi cerca de 20 a 30 dolares, e fui me consolar com a estatua de José Bonifácio no canto esquerdo do Bryan Park. Lembrei de uma dica , jamais compre eletrônicos nas pequenas lojas da 5° avenida, tarde demais.
Resolvi não lamentar com a máxima só perde quem têm. É preciso estar atento! Finalmente na volta achei um adaptador e consegui dar um pouco de carga na bateria de minha pequena câmera, senão ficaria sem fotos, pois ainda não sei como passar as fotos da nova câmera para o laptop, preciso ler o manual e praticar. Não vejo a hora de começar meu curso de fotografia!
À tarde fui no Meat District, que iniciou seu boom há uns 10 anos, quando um grupo de gays fashions começaram a mudar para a região, devido ao bom preço dos imóveis. Hoje é uma área extremamente “trendy” com ótimos restaurantes e lojas fashions badaladas, um set do Sex and the City, e com os preços elevados.
O Meat district fica entre Chelsea e Soho.Era uma área de depósitos de carne e açougues, ainda o é, e próximo ao Pier 59. Era uma área escura e de pegação gay durante à noite ; ainda têm um pouco de cruising nas altas madrugadas...segundo me informaram!!!!
Com a ocupação da área pelos gays , o bairro foi se transformando. Os galpões transformados em lofts, restaurantes, boutiques de flores... Algumas grandes grifes começaram a abrir suas lojas no local e modernas construções foram se erguendo.
À partir da 19 street West, foi construído um deck. Uma plataforma que é uma caminho de madeira com visão para o Pier e para Manhatan , sempre com o Empire States ao fundo. Pode se caminhar por esta plataforma, que é como um parque , cheio de bancos e sequóias... Nos arredores, prédios habitacionais, empresariais e hotéis com uma arquitetura extremamente moderna: formas, vidros , reflexos...
A plataforma termina quase no Village, neste miolo, estão espalhados como já escrevi estes novos restaurantes, hotéis , lojas...e museus ;como o New Museum de Chesea, que é uma construção toda branca, como se fossem caixas sobre caixas, sobrepostas, algumas tortas, muito interessante! Apesar do acervo interno não ser grande coisa, há uma biblioteca especializada em artes em geral.
Caminhei, caminhei e caminhei por horas observando tudo , fotografando tudo. .. Quando começou a escurecer voltei para o apartamento, iria assistir Tosca no Metropolitan Opera House.

P.S. Facebook é mais que um site de relacionamento, hoje, na América é mais que um verbo, pode se dizer que é um modo de vida.Todas as lojas exibem o logo e a frase: Facebook Us!!!!!!
Isto me lembrou o ínicio dos celulares com phones, quando  visitei a cidade e achava que as pessoas eram loucas, pois sentavam solitárias nas mesas e falavam sozinhas. .. Como sou um pouco lento, perguntei o quê acontecia e me disseram  gozando na minha cara de caipira  que elas  falavam no mobile phone!!!! Nova York é uma cidade de uma multidão de solitários, talvez a América? Talvez o mundo esteja mais solitário, daí o sucesso do Face e a genealidade de seu criador que o transformou no mais novo bilionário e no mais novo sonho americano. 

Fotos:Fabricio Matheus




Nenhum comentário:

Postar um comentário