segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SPFW


"O meio mais eficaz para obter fama é fazer o mundo acreditar que já se é famoso."
Giacomo Leopardi

Tenho por hábito correr no parque do Ibirapuera às segundas e terças pela manhã. Hoje ao chegar , notei de longe os cones branco e laranja e uma movimentação maior que o normal; lembrei-me logo que era pelo São Paulo Fashion Week.
Estacionei o carro defronte a aranha do Emanoel Araújo e na frente do MAM, um grupo fashionistas com câmeras e cadernos às mãos, esperando a saída de algum famoso.
Nos locais onde me alongo, antes da corrida, todos lotados, com um outro público, não mais os “midle-age” , mas jovens, somente de bermudas, sem camisetas e com as cuecas à mostra. Fiz o de costume e comecei minha corrida pela pista central. Volta e meia, um jovem descamisado, parado, pousando, talvez à procura de ser descoberto.
Acho que não fiz feio, estava de pretinho básico e com uma casquete D&G. Posso dizer que não comprometi, e para minha surpresa quando os olhava; ao contrário do que acontece normalmente com os bofes que fazem carão, viram a cara, quando não te agridem com palavrões. Eles, digo, estes de hoje, não só retribuíam os olhares, como faziam caras e bocas. Meu ego foi às alturas. Comecei a duvidar, se o que eu via era real ou um sonho.Talvez eu tenha cara de olheiro ou coisa parecida...
Em frente ao prédio da Bienal, grupos de garotas, gays e afins, discutindo, mandando torpedos, e-mails... conectados lá e com o mundo virtual, o universo .
Dando dicas para os amigos procurar no Google tal pessoa, que tinha acabado de entrar e era um “puta gato”: Matheus isso, João aquilo....Frases como:- Simpático é para gordinhos, eu nunca vi um magro ser chamado de simpático.E outras frases que ouvia quando passava correndo.
Os jovens descamisados, alguns com topetes e laquê , certamente perderam mais tempo fazendo o cabelo que escolhendo a bermuda. As cuecas zorba, mash e no máximo uma ou outra Calvin Klein, muitas havaianas.E se não fosse por estes pequenos detalhes , eu já pensará que o desfile acontecia ali mesmo, à beira da pista, uma moda-praia no parque ... Alguns de bicicleta, cujo vento, milagrosamente não desmanchava sequer um fio de seus cabelos perfeitos e prontos, arriscavam se exibir em equilíbrio sobre o cano e o guidom.Verdadeiros acrobatas... Com tanta coisa acontecendo, eu nem percebia que corria, e assim mesmo continuava a correr.
De repente, acho que na metade da segunda volta, os rapazes desapareceram... Minha dúvida aumentou. Estaria eu tendo alucinações...Perdido em meus pensamentos, passo novamente pelo prédio da bienal que agora estava com refletores ligados em plena e clara manhã.Grupos e mais grupos espalhados ao redor da entrada principal e mais conversas dos grupos à beira- da pista. Talvez acontecia um desfile relâmpago de quinze minutos, lancei meus olhos para ver se flagrava ao longe a Gisele Bündchen , a Demi Moore ou o Ashton Kutcher , mas não vi nem o Neymar.
Continuei a correr e já no começo da terceira volta, os garotos voltaram aos seus postos. Perdido nas paisagens de peitorais, e abdomens perfeitos, torci de leve o pé e quase que me deixo cair ao chão para ver se algumas das beldades, benevolentemente, ajudasse com o que mais o ser humano precisa: -da bondade dos outros!
Continuei pelo belvedere até terminar a quarta volta.Os meninos descamisados como um jardim de estátuas vivas de beleza e juventude, todos a postos, procurando seu lugar ao sol dos flashes e fama.
Depois de alongar-me, passei pelo prédio da Bienal e outra leva de fashionistas chegavam.Alguns modernos, com maquiagem.Muitos Sun-glasses, enormes. É como diz a papiza  da moda brasileira,Constanza Pascolato : - Fashion que é fashion nunca tira os óculos escuros.Como dizia Raul Seixas: - Quem não têm colírio usa óculos escuros.
Muito roxo e amarelo e padronagens florais.E sempre , muitas havaianas...Fotógrafos com máquinas enormes e mais sacolas e sacolas de equipamentos. Os modelos propriamente ditos, despojados, despenteados, de jeans ,camiseta branca e mochilas...Os funcionários reclamando de que estava chato, não sei o quê?.
Ninguém me fotografou, não que eu notasse. Talvez algum paparazzi? Talvez tenha participado de algum desfile ou performance? Dúvidas! Talvez amanhã na página de algum jornal apareça uma foto minha? Talvez seja eu o descoberto nesta manhã de segunda do SPFW? Talvez alguma garotinha tenha tirado uma foto minha com o seu i-phone. Talvez tantas coisas !!!
Enfim, saí do parque sem as incertezas dos descamisados que iluminaram a minha manhã. Certamente um deles entrará despojado pela porta da frente na próxima edição, todos eram lindos. Não cruzei com nenhuma celebridade, e minha única certeza é a de que voltarei a correr amanhã...

Desenho:Silvio Oppenheim





Um comentário: