domingo, 5 de dezembro de 2010

O SEGREDO DOS SUPERIDOSOS


Belos corpos de mortos que nunca envelheram,
Com lágrimas sepultos em mausoléus brilhante
Jasmim nos pés, cabeça circundada de rosas –
Assim são os desejos que um dia feneceram
Sem chegar a cumprir-se , sem conhecerem antes
O prazer de uma noite ou manhã luminosa. K.Kaváfis



Não é que o professor Savaia tinha razão:- As mitocôndrias são tudo!!!! O professor Savaia foi meu mestre de histologia na faculdade de Medicina e tinha verdadeira paixão pelas mitocôndrias, as organelas citoplasmáticas, ovóides , responsáveis pela produção de energia e respiração celular. Não entrarei na biologia profunda das mitocôndrias. O suplemento Saúde do jornal O Globo deste domingo, 05 de dezembro, traz uma matéria sobre os superidosos. Homens e mulheres com mais de oitenta anos que participam ativamente de maratonas e outras modalidades olímpicas e que mantém sua estrutura muscular e óssea com idade correspondente de 35 a 50 anos.
Qual o segredo do Sr. Oswaldo Silveira , octogenário que completou a maratona de Nova York em 4 horas e 33 minutos, começou a correr aos 56 anos e o faz um símbolo do que é conquistar longevidade sem perder o vigor. E a Sra. Olga Kotelko, canadense de 91 anos, dona de 23 recordes mundiais de atletismo no lançamento de dardos.O corredor e a atleta foram examinados por especialistas, que tentam explicar o sucesso desta vitalidade.
Segundo o Censo de 2010, 22,7 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais.Uma das teorias da biologia amplamente estudada considera os telômeros, uma estrutura presente nas extremidades dos cromossomos, pode determinar a nossa longevidade. Os telômeros são reduzidos à medida que as células se dividem. Em determinado momento, esta perda sacrifica genes , vitalidade e função das células filhas, provocando o envelhecimento. Outra estrutura celular decisiva seriam as mitocôndrias. Sua importância é tamanha que alguns especialista já consideram o envelhecimento como uma espécie de doença mitocondrial: “Mitocôndrias defeituosas aparecem conforme nos tornamos idosos, e esses pesquisadores dizem que elas nos privam de resistência e força. O exercício físico é uma ferramenta potente, retardando os sintomas e combatendo o envelhecimento mitocondrial, a medida que solicita muito mais a ativação desta organela celular, estimulando e retardando muito mais do que se pensava as devastações do envelhecimento.
O ser humano começa a perder musculatura com aproximadamente 50 anos.É o ínicio de um processo que vai até os 75, quando algo ainda desconhecido pela ciência acontece. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos do Envelhecimento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ainda não há uma explicação definitiva como se dá o envelhecimento—Há animais , como medusas , que vivem eternamente. Eles não envelhecem . Como isso acontece?Tudo ainda está no desconhecido da pesquisa cientifica e no mistério da natureza.
O Sr. Oswaldo atribui o seu pique à dieta controlada e aos genes. Na falta de uma resposta , os médicos preocupam-se em reformular novos conceitos. Longevidade, que era associado apenas a vida longa , agora, incorpora qualidade de vida. O envelhecimento bem-sucedido deve ser necessariamente multifuncional. Vai desde a meditação a uma série de ações que mudam a estrutura física e o hábito alimentar. Para ter vigor , é preciso investir em prevenção, ou seja, fazer atividades que englobem treinos de força, resistência e equilíbrio. Não podem faltar os exercícios aeróbicos, porque eles auxiliam a freqüência cardiorrespiratória.
O treinamento pode ser montado de acordo com o resultado de exames, que devem ser realizados periodicamente. A série de exercícios e a dieta precisam ser equilibrados—exigir demais do corpo na academia , além de não dar resultados mais rápidos, provoca lesões; quanto as refeições, é preciso lembrar que tendemos a ganhar peso com a idade.E que o cigarro está diretamente ligado a epidemiologia dos cânceres(pulmão,bexiga e etc...) e da osteoporose.
A musculação é especialmente recomendada para as mulheres, que registram mais casos de osteoporose. Não a musculação com aumento de peso , mas a musculação fisioterápica, com aumento do número de repetições, para fortalecimento muscular e preservação da densidade mineral óssea adquirida durante a juventude, prevenindo as fraturas ósseas da própria altura que definem a osteoporose.
Envelhecer com saúde , não é envelhecer sem rugas, sem história. Envelhecer com saúde é manter com a mente jovem, um corpo pronto e saudável.

Fonte: O Globo Saúde 05/12/2010, reportagem de Renato Grandelle

Fotos: Fabricio Matheus e fotos do jornal O Globo.

OBS:Numa das aulas do prof.Savaia, a Ana Paula quebrou uma de suas lâminas de mitocôndrias, além de deixar o professor P da vida, a Ana ficou de recuperação. Ai  de quem mexesse com as mitocôndrias do professor!.

Um comentário: