segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PERITO MORENO



Para meu pai

"Hay hombres que luchan un dia y son buenos. Hay otros que luchan un año y son mejores. Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos. Pero hay los que luchan toda la vida: esos son los imprescindibles."Bertold Brecht

Arrebatamento aos olhos, desvario à alma, encantamento aos sentidos, alumbramento, êxtase.Aleluia da alma em comunhão com a natureza .A alma da natureza em sua plenitude, revelando e preservando parte de seu mistério , que sua beleza e força nos impede de enxergar a plenitude. Somos obrigados por vezes a fechar os olhos. Respirar, absorver a visão do belo, sentir-se parte de tamanha beleza vislumbrada. Um momento de graça no qual entendemos o divino e o mistério, sem saber porquê entendemos, e não precisamos de resposta. E só abrir os olhos, a alma, saber-se não estar sonhando e sonhar ao contemplar a maravilha que se apresenta viva, plena à sua frente.
Míriade de cores , infinitos tons de brancos e azuis, que ora se tornam rosas, ora violáceos, indefiníveis brancos com cores indecifráveis, mesclas... Sons graves , estrondos, uma voz divina , do impacto de parte da grande língua de gelo branca que desce das altas montanhas escavando seu caminho num vale de quilômetros de extensão e se desprendem em blocos de suas paredes abissais e rompe o silêncio majestoso como a apoteose final de uma sinfonia.
Hiperbole, dirão! Não há palavras para descrever a magnitude de um dos lugares mais fantásticos do planeta que é o Glaciar Perito Moreno , localizado na cidade de El calafate na Patagônia Argentina.
Existem muitos outros glaciares espalhados pelo planeta, Perito Moreno é um dos glaciares do Parque Nacional los Glaciares, pertence ao banco continental sul, e é uma das maiores reservas de água doce do planeta. Mas o que o torna especial , além de sua beleza, é a sua acessibilidade e sua atividade constante. Perito Moreno têm vida, continua em equilíbrio como a natureza, produzindo gelos na mesma proporção que os perde e cantando esta perda num espetáculo único, numa demonstração de poder e majestade da própria natureza e da força que o produziu.
O glaciar deve seu nome à Francisco Pascasio Moreno (1852-1919), cientista , naturalista e explorador argentino, um “Darwinista”, que explorou a Patagônia e em 1877 chega ao Lago Argentino, onde atualmente se encontra a cidade de El Calafate, e descobre o imponente glaciar que foi posteriormente batizado em sua homenagem, conhecido por ser egrégio naturalista recebeu o título de Perito.
El Calafate, cujo nome vem do arbusto que nasce na região e produz uma pequena fruta da qual fazem doces, geléias e licores, é uma cidade pequena cidade em franco desenvolvimento turístico, oferecendo uma ótima estrutura hoteleira, aeroporto e ótima opções de turismo, além da principal atração que é Perito Moreno.A região árida, com o lago azul onde flutuam glaciares e com o horizonte desenhado pela cordilheira dos Andes que ora nos mostra ao longe a parte chilena foi uma descoberta. A fauna com suas águias de enorme envergadura, cervos, a fauna desértica, seca e um vento constante que faz a região parecer suja devido aos inúmeros sacos plásticos espalhados pelas estradas foi uma descoberta e uma viagem fascinante.
Procure explorar a região ao máximo, há outros glaciares que se podem visitar de barco, montanhas com inúmeras trilhas, cavernas. Pode-se inclusive fazer um trekking no glaciar Perito Moreno, usando calçados com ponta de ferro, chamados “grampones” e caminhar por cima do gelo, na zona estável do glaciar onde não há riscos de desabamentos. Aventura impar, visualizar as frestas de gelos e novas cores e reflexos nas formas de água sólida, com cavernas, profundas gretas, pequenos riachos e algumas paredes que podem ser escaladas. O mini-tour dura 2 horas e para os mais aventureiros há uma versão do passeio chamada Big Ice que oferece uma caminhada de 6 horas até o coração do glaciar.
A Patagônia, a visão de Perito Moreno , El Calafate com sua infra-estrutura, vinhos, boa comida , foi um roteiro de descobertas e prazer que se imprimiram definitivamente na minha alma de aventureiro.


PS: Esta semana assisti “Tetro”(2009) de Coppola com sua magnífica fotografia PB e com imagens do Glaciar Perito Moreno.

Fotos:Fabricio Matheus e Conor O'Byrne


Nenhum comentário:

Postar um comentário