terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A CRIPTA DA SÉ


Abaixo do altar-mor da Catedral da Sé, a catedral metropolitana de São Paulo, escondida a alguns palmos abaixo, por onde passa a linha imaginária do trópico de Capricórnio, bem no coração da cidade, está situada a cripta, uma capela subterrânea, inaugurada em 1919, no estilo gótico francês do século XII, o mesmo estilo da catedral que a abriga e foi inaugurada em 25 de janeiro de 1954, como presente para São Paulo no seus quatro séculos de fundação. Para seu projeto foi escolhido Maximiliano Hehl, professor da Escola Politécnica que manteve o estilo europeu com pilastras e grandes vitrais que permitem a entrada de raios luminosos como representação da presença divina.
Segundo os monitores, a cripta foi criada e construída com o objetivo de sempre, que é abrigar os restos mortais dos arcebispos e personalidades históricas como o Padre Feijó e o cacique Tibiriça.É uma pequena representação da arte gótica com suas colunas e arestas, tetos repleto de arcos com tijolos e seu chão de mármore carrara branco e preto.
O cacique Tibiriça, da tribo dos guaianás ou tupi, foi o chefe de uma parte da nação indígena estabelecida nos campos de Piratininga, o primeiro índio a ser catequizado pelo padre José de Anchieta, batizado como Martim Afonso, casado coma índia Potira. Em 1554, com Manuel da Nóbrega e Anchieta fundaram a cidade de São Paulo onde hoje se encontra o mosteiro de São Bento.
Defronte ao masoléu do cacique, também esculpido em bronze e em relevos, está o do Regente Feijó(1784-1843), estadista brasileiro, professor, ministro da justiça, regente do império.Fundador do partido liberal e adversário político de José Bonifácio. Foi defensor da descentralização e de políticas liberais entrando em conflito com a própria igreja.
Em volta de toda a área das naves encontram-se as câmaras mortuárias de 16 sacerdotes que atuaram como bispos e arcebispos da cidade de São Paulo. Os túmulos estão dispostos em ordem cronológica de falecimento.Nem todos os jazigos estão ocupados.
Uma curiosidade é o túmulo do padre Bartolomeu de Gusmão(1685-1724) , conhecido como o padre voador, patrono da aeronáutica , inventor de um tipo de balão conhecido como passarola, cujos restos mortais foram transferidos do Museu da Aeronáutica em 2004.
Nas duas laterais centrais da cripta, duas esculturas em mármore: Jó, o afligido do Senhor, e São Jerônimo, ambas assinadas por Francisco Leopoldo, irmão do arcebispo dom Duarte Leopoldo e Silva, responsável pelo início das obras da Sé. Dom Duarte também está enterrado no mausoléu.
A cripta quase foi destruída pela falta de conservação, umidade e infiltração, acumuladas durante anos. Foi recuperada durante o processo de restauração da igreja, entre 1999 e 2002, quando encontraram um cristo de madeira de 1773, que foi recuperado e encontra-se ao lado do altar –mor na entrada esquerda da cripta. Atualmente no altar-mor exibe-se uma replica do Santo Sudário.
A cripta da Sé , é um pequeno tesouro da arquitetura gótica da cidade; um capítulo da história de São Paulo , aberta à visitação diária monitorada das 9 às 12 e das 13 às 17 horas durante a semana, com ingressos à 5 reais.

Maiores informações: http://www.catedraldase.org.br/

Fotos:Fabricio Matheus

Um comentário: