terça-feira, 27 de julho de 2010

MARIO QUINTANA


Mário Quintana (Alegrete, 30 de julho de 1906 — Porto Alegre, 5 de maio de 1994) foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro.Hoje, em Porto Alegre, A Casa de Cultura Mario Quintana funciona no prédio do antigo  hotel Majestic , onde o poeta morou. Sempre gostei de sua poesia. Teve um ano que ganhei uma agenda com frases e poemas curtos de Mario Quintana e todas as minhas  manhãs  começavam com poesia....


“...E por isso as minhas palavras são quotidianas como o
pão nosso de cada dia
E a minha poesia é natural e simples como a água bebida
Na concha da mão.”

“...Não tenho paredes , tenho horizontes...”


A RUA DOS CATAVENTOS

Escrevo diante da janela aberta.
Minha caneta é cor das venezianas:
Verde!... E que leves , lindas filigranas
Desenha o sol na página deserta!

 
Não sei que paisagista doidivanas
Mistura tons...acerta...desacerta...
Sempre em busca de novas descoberta,
Vai colorindo as horas quotidianas...

 
Jogos da luz dançando na folhagem!
Do que eu ia escrever até me esqueço...
Pra que pensar?Também sou da paisagem...

 
Vago , solúvel no ar, fico sonhando...
E me transmuto...iriso-me...estremeço...
Nos dedos leves que me vão pintando!.

O POEMA

Um poema como um gole d’água bebido no escuro.
Como um pobre animal palpitando ferido.
Como pequenina moeda de prata perdida para sempre
Na floresta noturna.
Um poema sem outra angústia que a sua misteriosa
Condição de poema.
Triste
Solitário
Único.
Ferido de mortal beleza.

OS POEMAS

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

 
QUEM DISSE QUE EU ME MUDEI?

Não importa que a tenham demolido:
A gente continua morando na velha casa
em que nasceu.

POEMINHO DO CONTRA

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão..
Eu passarinho!


Fotos :Fabricio Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário