segunda-feira, 26 de julho de 2010

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO



“Para mim arte e vida confundem-se”
“O pintor é o mágico que imobiliza o tempo.” 
“As coisas estão enterradas no fundo do rio da vida. Na maturidade elas se desprendem e sobem como bolhas de ar”
“A medida que envelhecemos, parece que a infância fica mais perto. Sentimos vontade de reencontrar os amigos e tudo que foi nosso.” 
“Não pinto o que vejo, mas o que sinto . A matéria também sonha.Procuro a alma das coisas.” 
“Minhas bagagens são meus sonhos”
“Com meus ciclistas, cruzo desertos e procuro horizontes que recuam e se apagam nas brumas da incerteza.”Iberê Camargo



Iberê Camargo(Restinga Seca 1914-Porto Alegre, 1994) , considerado um dos grandes artistas brasileiros, sempre com grande influência no meio artístico e intelectual. Tendo como mestres Portinari, Guignard, Petrucci, De Chirico e André Lothe entre outros, foi também mestre de outros tantos no Rio de Janeiro e Porto Alegre. Com uma obra composta de pinturas, gravuras, guaches e desenhos, que ficou conhecida por três grandes fases: Carretéis, Ciclistas e Idiotas. Premiado diversas vezes , teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior.
A Fundação Iberê Camargo, instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1985, a partir do desejo do pintor e sua esposa , Maria Coussirat Camargo, com o objetivo de preservar o acervo, promover o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo, estimulando a interação de seu público com arte, cultura e educação.
A sede foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, recebendo o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e mérito especial da Trienal de Design de Milão, abriga salas expositivas, átrio, centro de documentação e pesquisa, ateliê de arte, auditório , loja , cafeteria e um parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.
O acervo é constituído de obras de Iberê Camargo, com um núcleo cuja coleção principal é a de sua esposa e outras obras que o casal acumulou durante a vida produtiva do artista. Há importantes documentos e imagens para pesquisas.
Exposições de arte moderna e contemporânea rotativas como fio condutor , junto com mostras do acervo dedicadas ao Pintor que se alternam. Uma intensa progamação educativa local, além de bolsas de estudos no exterior, ciclos de palestras e seminários e uma editora para preservar a memória e obra do grande artista brasileiro.
A Fundação Iberê Camargo além de enaltecer a cultura local, é hoje, um dos pontos turísticos mais visitado da capital gaúcha.


Fotos:Fabricio Matheus

Um comentário:

  1. Este prédio é lindo! Seus recorte, formas e rasgos de luz são incríveis! Campo fértil para muitas fotos.

    ResponderExcluir