segunda-feira, 12 de julho de 2010

LOGICOMIX


O sono da razão produz monstros”Bertrand Russell

Wittgenstein achava que antes de se tornar um lógico, ele precisava tornar-se um ser humano. E para isso seguiu o conselho de Schopenhauer: Não há nada como uma experiência de quase morte par humanizar alguém!

A matemática não é Lógica . A lógica não é matemática . A matemática não explica a lógica e vice-versa.A verdade atual não pode mais ser explicada pela lógica ou demonstrada matematicamente.Apesar disto tudo, na matemática e na lógica existe o infinito e no infinito sempre existe algo mais.Na matemática para termos certeza de qualquer coisa , devemos reexaminar as hipóteses mais elementares , devemos começar do começo.
A tela do meu antigo e simples celular Motorola pré-pago da Tim quebrou. Uma amiga me disse que com o meu status- quo eu mereceria nada menos que um i-phone. Fui na loja da Apple e o aparelho custava cerca de dois mil reais, deveria ir na vivo, reabilitar, trazê-lo de volta e depois atualizá-lo pelo i-tunes. Tudo isso é grego arcaico para mim.
Resolvi procurar uma loja autorizada da Tim,e para minha surpresa , como disseram me os vendedores ,elas estão com novas bandeiras e reduziram -se.
No final de semana a Tim estava com uma promoção: se você transferisse de outra operadora mantendo a portabilidade, os descontos seriam generosos.O melhor plano denominado Liberty -100, manteria-se por cerca de 50 reais por um ano e poderia se pagar o celular que você escolhesse em doze vezes. Um antigo cliente, como eu, pré-pago, poderia passar para o plano pós pago, mantendo o mesmo número , mas qualquer celular deveria ser pago em até três vezes e o plano de 50 reais seria somente por seis meses.
Se mantivesse meu plano pré-pago, o celular i-phone custaria os mesmos dois mil reais. Se eu comprasse qualquer aparelho eu pagaria em até três vezes e ganharia um novo chip pré-pago, mesmo não querendo.
No site da Tim, na loja virtual , com a transferência de operadora e mantendo a portabilidade o plano Liberty -100 sairia cerca de 50 reais por um ano e o aparelho celular escolhido era cerca de vinte por cento mais barato e em doze vezes, chegando a custar tudo, cerca de mil reais em doze vezes.
Antigamente a vantagem era para os clientes fiéis e antigos. Hoje, como nos planos de saúde , os descontos são para os novos. E a nova filosofia é vender mais.
Eu continuava a não entender . Não era lógico e nem matemático. Não poderia no momento seguir o velho ditado alemão que diz : Se quiser aprender alguma coisa , faça uma viagem, mas, deixei a viagem para a semana que vêm.
Por sorte, um dos vendedores se apiedou de meu desespero em tentar entender a lógica do sistema Tim e orientou-me a fazer um plano simples em outra operadora. Outra bandeira. Depois transferir e comprar o i-phone pela loja virtual ,o que me daria um ganho quase nulo. Eu compraria um novo chip , pagaria um mês a bandeira antiga. Iria transferí-lo imediatamente para a Tim e ganharia todos os descontos possíveis e cancelaria a bandeira antiga depois de um mês. Certamente eu perderia meu antigo número, como o piedoso vendedor perderia o seu emprego se soubessem de sua generosidade para comigo. O mesmo vendedor também verificou que mesmo se quisesse, não poderia transferir meu plano pré-pago para o pós pago e manter o meu número.
Que loucura! Que coisa mais ilógica.Kafkiana, que equação exponencial com número imaginário jamais demonstrada. Eu que quando adolescente ganhei uma gincana de matemática cujo prêmio foi uma bola de cobertão para futebol de salão, e sequer jogava futebol.
Eu que tinha um verdadeiro tesão e orgasmo quando no colegial demonstrava uma equação, e com a caneta firme e forte escrevia :C.Q.D. : Como queríamos demonstrar. Não estava entendendo nada. Demonstrava somente indignação e perplexidade diante do novo sistema. Enfim , fiz o que o vendedor orientou-me. Ganhei os descontos e continuo a não entender nada.
Por sorte , estava lendo Logicomix: Uma Jornada épica em busca da verdade. Um livro sensacional, em quadrinhos, sobre o matemático e logista Bertrand Russell e sua árdua tentativa de decifrar os fundamentos lógicos da Matemática. O livro editado pela Martins Fontes dos gregos Apostolos Doxiadis e Christos Papadimitriou com arte de Alecos Papadatos e Annie di Donna é originalíssimo ,com o encontro rico e fascinante com mitos , Matemática, teatro e os grandes nomes da Filosofia do século XX.
Como diz o livro : O instinto, a emoção e o hábito extraem o que há de melhor no ser humano.
Ainda não sei meu novo número, nem recebi o novo aparelho. Mas o sentido de tudo está em cada atitude, cada parada, cada beco sem saída. O significado do mundo não está no mundo! Coloque o homem à beira do abismo e –caso ele contrarie todas as probabilidades e não caía – tornará um místico ou um louco.... o que provavelmente é a mesma coisa! Em resumo a busca fundamental é uma Odisséia incompleta. E a certeza lógica uma espécie de Ítaca.

Arte:Fabricio Matheus

Um comentário:

  1. Meu Deus! Que loucura! Eu quando mudei meu pré-pago pra pós-pago na TIM, mantive o número. Por que será que agora não pode?

    ResponderExcluir