terça-feira, 7 de setembro de 2010

SANGUE E MORTE NO NINHO



"Somos todos irmãos, não porque dividamos, o mesmo teto e a mesma mesa: divisamos a mesma espada, sobre nossa cabeça." (Ferreira Gullar)

Segundo a Bíblia, Caim, um dos primeiros homens, o primogênito de Adão e Eva. Em determinada ocasião, junto ao irmão Abel, apresentam ofertas ao Criador. Caim apresentou frutas do solo e Abel ofereceu primícias do seu rebanho e agradou mais a Deus. Caim possuído por ciúmes, armou uma emboscada, matando o irmão no campo. Este teria sido o primeiro homicídio da humanidade.Fratricida, respondeu com arrogância ao Criador, que o condenou banindo do solo a ser errante pelo mundo em busca de um futuro indefinido em um deserto de homens.
Em certa espécies de águias e abutres, assim que o segundo ovo eclode e o irmão mais novo ,Abel, começa a se alimentar. Ele é atacado impiedosamente pelo primogênito, Caim.
Caim começa bicando o pescoço do irmão. A luta covarde de Caim dura cerca de três dias, o irmão mais velho que começa atacando o indefeso, que termina o final do primeiro dia com o rosto ensangüentado, o segundo dia com o rosto destruído e o corpo sugado e expira no terceiro dia quando Caim ganha cerca de 50gramas, mas nada em termos alimentar. Ou seja, toda esta luta impiedosa e covarde não têm nada a ver com a alimentação. Uma erupção violenta parte do primogênito que é compelido a atacar o caçula. Os pais, mesmo perdendo cinqüenta pro cento da cria, assistem passivos a luta mortal e depois joga o corpo inválido e morto fora do ninho.
Estas espécies foram estudadas em laboratórios , onde apresentaram o mesmo comportamento. Em pouquíssimos ninhos da mesma espécie , encontrou-se o segundo irmão, cerca de três em setecentos.
Deste enigmático e brutal comportamento , surgem muitas questões : - Por quê os pais põem dois ovos se apenas um sobreviverá? Por quê o primogênito mata o irmão se a luta não é por alimento? Por quê algumas das espécies praticam o fratricídio obrigatório , enquanto umas o facultativo e outras não o fazem? Muitas respostam que não explicam as questões. Pois têm espécies que põem somente um ovo? Notou-se comportamento semelhante em espécies de tubarões intra-utero e em algumas salamandras.
Seria o comportamento violento inerente ao ser ou desenvolvido segundo o meio ambiente em que se vive. Isto vale para nós humanos. Na gestação gemelar , que todos acham tão lindo, apesar dos riscos , entre eles, o de nascimento prematuro, fetos doador-receptor que hoje com a medicina fetal pode-se intervir. Geralmente os fetos sempre nascem com o peso abaixo de uma gestação única. Haveria intra-utero tal luta , ou tal,desenvolvimento de um comportamento mais violento num feto que no outro?
As questões familiares e a natureza,desde a gênese ,  seguem a nos intrigar com o seu mistério e sem respostas ...


Arte:Fabricio Matheus
Fonte:Birds @Birding, june/july2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário