segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP



“Para ser um bom observador, é preciso ser um bom teórico”Darwin

Na onda das descobertas dos dinossauros, do caderno especial Dinossauros do Brasil que saiu no Estadão na semana passada e do ingresso conjunto com o Museu Paulista, passei no Museu de Zoologia da USP que fica ao lado.
A Zoologia é a ciência que estudo os animais. Segundo Carl Von Lineé, médico sueco, zoólogo e botânico, o reino animal é um dos 5 reinos , subdividido nos seguintes Filos: Porifera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos, Cordados: Peixes, répteis, anfíbios , aves e mamíferos.
Os principais ramos da Zoologia são:
-Entomologia(estudo dos insetos)
- Ornitologia (estudo das aves)
- Malacologia(estudo dos Moluscos)
-Herpetologia(estudo dos reptéis)
-Ictiologia(estudo dos peixes)
-Mastozoologia(estudo dos mamíferos)
-Etologia (estudo do comportamento animal)
A biologia animal aborda várias áreas, desde a fisiologia, anatomia, embriologia, genética, ecologia à biologia evolutiva.
A Morfografia inclui toda a exploração sistemática e classificação dos fatos envolvidos no reconhecimento de todos os animais extintos e atuais e a distribuição deles no espaço e tempo. E este é um dos objetivos de um museu de Zoologia, geralmente ligado a universidade e composto por naturalistas, escritores de zoo-geografia, coletores de fósseis e paleontólogos:- O estudo e a exposição da vida animal.Infelizmente no Brasil existem pouquíssimos profissionais para estudar o assunto. Em todo país há cerca de 40 paleontólogos. O museu de Zoologia da USP apesar de pequeno e ínfimo, quando comparado ao Museu de História Natural de Nova York, é um centro de referência no país, e com seus parcos recursos , seus esforços e funcionários com amor à aventura e com uma curiosidade quase quixotesca , ajudam a reconstruir a história e o mundo tal como era há 100 milhões de anos.



Fotos:Fabricio Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário