sexta-feira, 3 de setembro de 2010

OS PODERES DE MAMÃE


“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim”Chico Xavier.


Mamãe é poderosa. Quando criança , ela lia nossos olhos. Sim, ela sabia tudo que fazíamos. Não sei como! Ela, com o seu olhar de medusa, nos petrificava e do fundo de nossas retinas , conseguia nos dizer o quê tínhamos feito, qual a arte e de acordo com o tamanho da mesma, seria nos aplicado o castigo merecido.
Com mamãe não tinha diálogo, ela sempre sabia e soube de tudo.Apanhávamos , mas nada que nos marcasse profundamente.
Mamãe , talvez por seu abandono, criou, essa mulher sapiente. Demorei seis anos para me graduar médico e anos a mais para a residência e etc. Mas ela , naturalmente , com o dom herdado dos céus, sabe muito mais sobre a ciência de Hipócrates , que qualquer doutor honoris causa. Às vezes, ela usa anti-fúngico para prurido e anti-histaminico para micose, não adianta chamar-lhe a atenção:- Para ela funciona e basta!
Mais perdas na vida de mamãe e ela abandonou a Santa Igreja Católica com seus santos de túnicas de veludo e bordadas de brocáis e abraçou com fé redobrada a teoria espírita de Kardec. À passos lentos; hoje, sabe toda a doutrina.Não tão bem quanto papai, que a acompanhou nesta onda, e que com sua prodigiosa memória recita páginas e páginas do evangelho, livro dos espíritos e dos médiuns. Talvez, quando criança e adolescente, um espírito tenha me tido numa sessão que seria médico, mas não dei atenção e fui assistir o filme “A Dama da Lotação” com a Sônia Braga no cinema do meu tio.
Mas mamãe dá total atenção aos espíritos, sejam eles de qual plano for. Se dos umbrais , mais atenção ainda. Ela fala com eles, conversa. Teve épocas, que ia ao Centro Espirita todos os dias. Foi responsável pela sopa fraternal, abrigo dos idosos, arrecadação de agasalhos e todo e qualquer tipo de caridade, já experimentou sua devoção.
Apesar de saber tudo, mamãe têm um medo imenso da morte e não larga nunca seu peri-espirito.Para ela, ainda é muito cedo, pois têm muito a fazer aqui entre nós, pobres mortais.
Mamãe já assistiu o filme de Bezerra de Menezes, Chico Xavier e a cópia pirata de Nosso Lar. Relê os livros do Chico Xavier que são clássicos e os intercala com os best-sellers de Zibia Gasparetto.
Numa de suas visitas à São Paulo, pegou-me inválido. Estava com Síndrome do Desfiladeiro Torácico e aos sábados à tarde fazia massagem chinesa para amenizar a dor neural. Era sempre o último cliente. E para não deixá-la só, que é modo de falar, pois só ela nunca está. Fomos ela, seu livro espírita e eu. Neste dia, não sei por quê, a clínica estava cheia, e inclusive com a secretária do massoterapeuta que nunca tinha conhecido.
Deixei mamãe sentada quieta, com seu livro, do lado da recepção e de frente para a porta . Quando voltei, mamãe estava pálida. Perguntei o que havia acontecido e ela sorrindo contou-me somente no carro, que enquanto me esperava, mergulhou profundamente no livro e em suas rezas. A porta se abriu e entrou uma senhora que mal conseguia caminhar e em desespero chamou pelo seu nome:
-Pelo amor de Deus, ajude-me Abigail.Me salve!
Mamãe estremeceu paralizada , sem conseguir distinguir se a senhora que a evocava em prantos era do plano dos mortos ou dos mortais, rezou firme. Chamou todos os espíritos benfazejos para ao seu lado. Mas, infelizmente ,não foi preciso.
Por coincidência, e para o seu alívio. A convalescida senhora foi socorrida rapidamente pela moça, a secretária do João, o massagista chinês, que também se chamava Abigail.

Arte:Fabricio Matheus

Um comentário:

  1. Mesmo já conhecendo a história, não tive como conter a risada novamente. Ela é ótima! Hahaha!

    ResponderExcluir