segunda-feira, 6 de setembro de 2010

AUTISMO



AHBO apresentou na semana passado o filme Temple Grandin(2010), com Clare Danes , direção de Mick Jackson,baseado na auto-biografia da personagem: uma autista , hoje com 62 anos, que apesar dos pesares , com esforço e dedicação, conseguiu a sua maneira conviver com seu problema e utilizando suas faculdades especiais, tornou-se professora universitária e responsável pela construção dos modernos matadouros bovinos dos Estados Unidos, que sacrificam os animais de maneira digamos:- mais humana.
Temple Grandin, hoje é uma pioneira na divulgação e proteção dos direitos dos Autistas, fazendo palestras mundo afora. O filme ganhou quase todos os prêmios da TV americana, incluindo melhor filme, direção e atriz.
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do individuo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente.
A palavra “autismo”, foi criada por Eugene Bleuer, contemporâneo de Freud, em 1911, para descrever um sintoma da esquizofrênia, definido como “fuga da realidade”.
O Autismo foi descrito como patologia em 1943, pelo médico austríaco Leo Kanner. Nos anos de 1950 e1960, o psicólogo Bruno Bettlheim afirmou que a causa seria a indiferença da mãe , que denominou de “mãe-geladeira”(Bettlheim é conhecido pelo livro: A Psicanálise dos Contos de Fadas).Nos anos 70 esta teoria foi rejeitada e hoje destaca-se causas genéticas e ambientais, como a contaminação por mercúrio presente nas vacinas usadas durante a gestação. Segundo a ASA,Sociedade Americana de Autismo, criada em 1978, o autismo acomete cerca de 20 em cada 10 mil nascidos vivos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino.
O autismo pode se expressar de forma diferente , o “espectro autista”, designa uma gama de possibilidades dos sintomas como:- Dificuldade de relacionamento com outras pessoas, riso inapropriado, pouco ou nenhum contato visual, aparente insensibilidade à dor, hiperatividade ou extrema inatividade, poses bizarras, recusa a afagos, dificuldade de expressar suas necessidades e irregular habilidade motora, são os mais freqüentes entre outros sintomas. A maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida, portanto , quanto mais precoce o diagnóstico e a aceitação familiar, melhor o prognóstico.
A gravidade do autismo oscila bastante, com significativas diferenças individuais no quadro clínico.
A base terapêutica pressupõe o envolvimento familiar, conjunto com uma equipe multi e inter-disciplinar com médicos pediatras , neurologistas, odontologistas e para-médicos como psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e orientação familiar. O empenho destes profissionais aliados ao suporte familiar determinará o sucesso da mesma.
Em 18 de dezembro de 2007, a Organização das Nações Unidas decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial do Autista.
Temple Grandin é um filme feito para a TV, didático, muito bom e levou-me a rever “Rain Man” de 1988, sobre o mesmo tema. O filme ganhou na época quatro Oscars, melhor filme, roteiro, melhor ator para Dustin Hoffman e melhor direção para Barry Leninson.

Arte:Fabricio Matheus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário