quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

KUMARI, A DEUSA VIVA



“As pessoas beijavam os seus pés. Algumas as lavavam e depois bebiam a água, porque pensavam que era um bom remédio”


“No Nepal, todas as menininhas sonham em ser Kumari.”

“Em nosso país, onde a mulher é normalmente pouco respeitada, o costume da Kumari impõe a todos venerar uma criança, símbolo da inocência , pureza e feminilidade.É Algo muito positivo”Mulher nepaleza dirigente do turismo do país.



O culto ou veneração a Kumari, ou Kumari Devi é o título concedido no Nepal às meninas pré-púberes , símbolo da pureza, cuja palavra significa virgem, pura. Escolhida e selecionada pelos budistas nepalezes de Newari,em torno de 3 anos, considerada o aspecto vivo da Deusa Durga ou Taleju, selecionada no clã Shakya, supostamente uma parente distante do Buda Shakyamuni.São idolatradas por alguns hinduístas e budistas nepalezes. Há três cidades no páis com Kumaris, Patan, Bhaaktapur e a mais famosa na capital Katmandu, no Palácio Kumari Ghar, onde duas vezes por dia é saudada por uma multidão entre devotos e turistas para ver sua princesa divina.
É uma honra para a família nepaleza, desde as altas castas as aldeias, ter uma menina escolhida como Kumari. A menina pérola escolhida têm que possuir 32 qualidades exigidas entre elas: pele perfeita, traços particularmente finos, angelical, cabelos e olhos negros, olhos grandes e sagrados como os das vacas, pescoço de naja, tórax de leoa, pernas de tigresa, voz macia e sedosa, corpo esguio como uma árvore , vinte dentes...todas são muito semelhantes . Apresentando tais características, é escolhida pelo astrólogo real, e submetida à prova final , na qual é trancada em uma sala do templo cheia de cabeças de animais ensangüentadas. Se ela se mostrar amedrontada, se chorar, é desclassificada A Deusa têm que ser forte e não temer a nada.
A escolhida viverá reclusa de sua família, cercada por tutores e educadores palacianos e guardiões. A Kumari somente deixa seu palácio, nos dias festivos e para visitar a família imperial. Uma delas que foi para os Estados Unidos , foi considerada impura e perdeu seu trono.
Infelizmente, seu reinado é curto, quando menstrua pela primeira vez, perde a tal sagrada pureza, renuncia-se ao título mediante cerimônias próprias que abrem caminho para a escolha da sucessora.
Cabe a antiga Kumari , voltar para o seu ambiente, lar e família de outrora, desprovida das regalias que a cercavam. Há uma lenda que o homem que se casa com uma ex-Kumari terá uma morte violenta e súbita, o que afastam seus pretendentes e as relegam a um mundo solitário de memórias, recordações, nostalgias... Algumas se matam, outras enlouquecem...Isto, hoje, têm dificultado as autoridades nepalezas a recrutar candidatas entre as famílias Shakya.
É impressionante, estar no patio do Kumarri Ghar em Katmandu, defronte o balcão e observar a imponência, altivez, beleza e a realeza da pequena divindade, principalmente depois de saber sua história. Saber das agrúrias e dissabores que seguirão seu destino tão logo vire mulher.




Arte:Fabricio Matheus

Um comentário:

  1. Vida de ex-BBB também é assim. Depois de ficar trancada com animais sem cabeça e de desfrutar de inúmeras regalias por um determinado período, a divindade televisiva se vê de volta à sua pobre realidade, longe dos holofotes, da admiração e inveja dos cidadãos normais. Muitas vivem de recordações, algumas posam nuas e outras enlouquecem. Mesmo assim, as autoridades locais não têm tido dificuldade em encontrar candidatas ao confinamento.

    ResponderExcluir