segunda-feira, 8 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO PARTE I


O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.I.Kant

A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”Paulo Freire

A canditada eleita a presidente do Brasil Dima Roussef, questionada sobre os programas de educação de seu governo, respondeu que esta área não lhe causa problema pois estava sob controle. No dia 04 de novembro de 2010,publicado mundialmente o IDH, no qual o Brasil ocupa a 73 posição na lista tendo caído 2 pontos em relação a 2009, o que o mantém apesar de seu potencial como nação de primeiro mundo no grupo de países subdesenvolvidos, em desenvolvimento médio.
O IDH,Índice de Desenvolvimento Humano , é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de “desenvolvimento humano” e para separar os países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer ( que leva em conta saúde e saneamento básico), educação (taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais e taxa de escolaridade) e PIB per capita (como indicador de padrão de vida)/renda medida em dolar: indica o poder de compra.
O IDH aplicado para as regiões sul e sudeste colocam o Brasil ao nível de desenvolvimento muito elevado. Ainda a grande disparidade entre as regiões brasileiras: O norte e nordeste subdesenvolvido versus o sul e sudeste desenvolvido.
A educação é o princípio básico mais importante para o desenvolvimento de um país, através do conhecimento o país enriquece uma fonte de qualidade de vida para a população, apesar do país ter evoluído lentamente nestes últimos anos com projeto governamentais neste tema, o avanço ainda não é o suficiente para atingir a todos os habitantes. Outra questão : É a deterioração do ensino, a baixa qualidade e o desestímulo dos professores.
Na revista Veja de 10 de novembro 2010, o especialista em educação Gustavo Loschpe , inicia uma série de artigos denominado: Como melhorar a educação brasileira.Idéias que compartilho e resumo abaixo.
Segundo o colunista, o caminho para melhorar a educação está na junção de três fatores:práticas de sala de aula, formação dos professores e administração escolar.
Mesmo com o baixo nível de formação escolar dos professores, há uma série de medidas que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho do aluno, o aprendizado. Todas as soluções apresentadas foram estudadas, testada e tratadas com rigor estatístico, portanto, não são opiniões nem hipóteses.
O tempo de contato entre o aluno e o professor é muito valioso e escasso e deve ser usado apenas para atividades educacionais.Tudo aquilo que pode ser feito fora da sala de aula deve ser feito fora da sala de aula.
É de suma importância o suo eficiente do tempo de aula. Muitos professores chegam atrasados, perdem tempo dando recados e advertências, fazendo chamada. Ou enchendo o quadro negro de matéria e pedir aos alunos que a copiem, depois passar exercícios e pedir-lhes que os resolvam e finalmente, se sobrar tempo , tirar uma dúvida ou outra.É um erro. Copiar texto é algo que pode ser feito em casa. Exercícios também. O tempo de sala de aula deveria servir para que professores e alunos conversassem sobre o texto que foi lido em casa e os exercícios feitos em casa.
A segunda prática virtuosa, é o dever de casa.É notório, que quem têm de fazer dever de casa mais frequentemente, aprende mais, especialmente a partir da 4 série.
Alguns exercícios em sala de aula são contraproducentes.Subtraem tempo de aula para algo que o aluno pode fazer em casa.
Na mesma lógica está a questão das provas: alunos que são testados com maior freqüência aprendem mais.Faz sentido:quanto mais provas , mais o aluno tem de estudar. Quanto mais estudo , mais aprende.
Material didáticos ajudam, a formação do mestre ajuda. É sabido que o professor que cursou faculdade da disciplina que ensina dará uma aula melhor do que outro formado em outra disciplina que leciona a mesma matéria. A tecnologia e a infraestrutura são importantes , mas não determinantes para o aprendizado.Todas estas medidas descritas acima são práticas simples e extremamente eficazes: -- um bom começo para melhorar a educação no país.

Foto: Robson Martins

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