domingo, 13 de março de 2011

A SAGA do PINGUIM de GELADEIRA



"A medida de uma alma é a dimensão do seu desejo."Gustave Flaubert

"Amor e desejo são coisas diferentes. Nem tudo o que se ama se deseja e nem tudo o que se deseja se ama".Miguel Cervantes


Meu primo que mora em Nova York ,em visita ao meu apartamento, manifestou o desejo de ter um Pinguim de geladeira. Não como o meu , que é somente branco e da Tok Stok, nem como os souveniers do Pinguim de Ribeirão Preto.Ele quer um original como o de nossas avós, um bem kitsch.
Combinamos de sair a procura de um no sábado, mas meu primo adiantou seu retorno e partiu na sexta. Coube a mim a procura de seu objeto de desejo.
No sábado chuvoso, saí a procura do seu pinguim de geladeira. Estava animado, a chuva espanta os compradores e o preço caí.
Para minha surpresa na Praça Benedito Calixto , tinha somente uma banca com Os Pinguins de Geladeira. Infelizmente, os pinguins de geladeiras, são avis raras e para minha surpresa estão em extinção e cada vez mais caros... coisa que não sabia.
Achei somente uma banca com os ditos cujos, nesta banca, especificamente os pinguins eram dos anos 50, todos assinados, com a origem e pedigree de suas respectivas proveniências e com os preços de acordo , algo que variava de 380 a 100 reais.
Como fuçar e procurar diferentes preços e artigos é algo que me dá um profundo prazer, deixei a busca aos pinguins de geladeira para o dia seguinte.
Domingo em São Paulo, têm a feirinha do MASP, a feira do Mube e a mais em conta a do Bixiga.
Manhã ensolarada , pûs-me a procura do objeto do desejo de meu primo. Ele quer um pinguim de geladeira da origem da que nossas avós tinham.
Nestas buscas fui me inteirando da origem dos pinguins de geladeiras.Alguns de Jundiaí, onde tinha uma famosa olaria.Outros, do Rio de Janeiro, da Osiarte que fabricaram azulejos de Portinari que decoraram a Igreja de São Francisco da Pampulha em Belo Horizonte, os painés das Fiandeiras de Guataguases-MG e do prédio do Ministério da Educação e Saúde no Rio, produziram também alguns azulejos de Caribé, Djanira, Burle Marx entre outros. Há alguns pingüins provenientes de olarias do Rio Grande do Sul.O ano de fabricação é importantíssimo e influencia o preço.
O engraçado é que não achei nenhum pingüim de geladeira cuja origem fosse a de pertencer a uma casa nobre, ou a um dono também nobre e de nome.
O preço dos pingüins de geladeira estão ligados aos anos e aos locais de onde precederam.
Também não achei nenhum pinguim que fosse de Porto Ferreira, considerada a terra da cerâmica.  
Os pingüins, da mesma origem do que as nossas avós tiveram,  que provavelmente são os de Jundiaí, estão realmente  em franca extinção, mesmo na feira do Bixiga. O mais barato e pequeno em torno de 120 reais.
Quase que desisto da procura desta avis rara , os pingüins de geladeiras,e busco para o meu primo o que herdei de minha avó, e se encontra agora, no calor tropical e infernal de Itumbiara, na casa de meus pais, no sul de Goiás.
Mas como bom brasileiro que sou, não desisto.Estou a negociar e a pechinchar um dos que encontrei numa das lojas de antiguidades e quinquilharias no Bixiga . E mantenho –me sempre de olho, nos caminhos do meu dia a dia, pois por um destes acasos da vida, posso acabar cruzando com algum pingüim de geladeira, como o de nossas avós, perdido e barato. Estas coisas acontecem. Ai, certamente, este não escapará e migrará em boas condições para o pólo norte .
Disse ao meu primo que pode ficar tranqüilo que conseguirei um dos que ele quer , como o de nossas avós, e em breve.
Este sortudo pingüim , repousará faceiro sobre a geladeira do meu primo em Manhattan , com uma grande janela a sua frente, com uma ampla vista. E se ele se esforçar, verá todos os dias ao longe, no horizonte,  além do nascer do sol  e o anoitecer , a Estátua de Liberdade.

Arte:Fabricio Matheus


3 comentários:

  1. Procurou no Mercado Livre? No ebay também tinha...plano B para a loja do Bixiga. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Procurei no Mercado livre e outros sites, os pingins est�o at� mais caros. O engra�ado � que s�o da mesma proced�ncia, Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir