terça-feira, 31 de agosto de 2010

PAMPULHA



O conjunto arquitetônico da Pampulha (1949/1944), projetado por Oscar Niemeyer (1907) sob encomenda do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek(1902/1976), afirma o momento de expansão e transformação urbana da cidade.
O projeto inicial previa a construção de cinco edifícios: um cassino, um clube de elite, um salão de danças popular, uma igreja e um hotel que não foi realizado. Todas as construções em torno do lago artificial criado com paisagismo de Burle Marx (1909-1994).
Os principais edifícios do projeto foram pensados como um conjunto onde cada elemento poderia ser visto de forma independente mas em estreita relação ao entorno, como uma moldura natural e inspiração para uma nova arquitetura no qual o rigor das retas fora quebrado por curvas e marquises irregulares que viria a se tornar uma das marcas da arquitetura de Niemeyer, nos seus projetos posteriores; como Brasília e outros pelo país e mundo afora.
O centro do projeto partiria do então Cassino, hoje Museu de Arte da Pampulha, construção pioneira na utilização de superfícies envidraçadas verticais e horizontais com função de iluminação e da comunicação entre o exterior e o interior.
O Iate Clube , hoje é pouco visitado como ponto turístico, e cuja construção inicial encontra-se completamente encoberta por uma construção reta de concreto e quadras de tênis em total desarmonia com o projeto e arquitetura original.
A Casa de Baile, com desenhos curvilíneos predominantes e uma marquise sinuosa que lembra a atual marquise do Ibirapuera, atualmente é local de exposições temporárias de artes plásticas.
A Igreja de São Francisco, a obra –prima do conjunto , inspirada na arquitetura do aeroporto de Orly de Paris, é constituída por uma abóbada parabólica de concreto curvo, recoberta por um trabalho de mosaico do artista plástico Paulo Wernech(1907-1987) ,que permite concentrar a atenção no mural de São Francisco realizado por Cândido Portinari (1903-1962), que também é a autor da composição azul e branca de azulejos que cobre a fachada posterior da capela. O batistério no interior com linhas curvilíneas e painéis de bronze do escultor Alfredo Ceschiatti(1918-1989), com cenas da gênese biblíca. A estrutura espacial e a forma , proporciona grande impacto visual , causando até certa sensação mística e expressionista, plena de lirismo, transformando-a em espetáculo museu.
O inusitado da decoração do templo, acrescido da releitura barroca inventiva de Niemeyer, chocou a opinião pública e as autoridades eclesiásticas da época, sendo que a consagração do templo só se deu nos anos 60.
O conjunto da Pampulha, signo do chamado modernismo planejado, é um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo.

Fotos:Fabricio Matheus

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