segunda-feira, 24 de setembro de 2012

POSITANO




‘“Penso che un sogno così non ritorni mai più

Mi dipingevo le mani e la faccia di blu

Poi d'improvviso venivo dal vento rapito

E incominciavo a volare nel cielo infinito”Domenico Modugno

“ It is a dream place that isn’t quite real when you are there and becomes beckoningly real after you have gone”J.Steinbeck


Positano é uma vila na Costa Amalfitana, na Itália. De Roma vai-se a Napoles e de lá pela via circumvesuviana passando por Pompéia, chega-se a Sorrento, onde toma-se  um ônibus da SITA que faz o trajeto costeiro.
Positano nasceu como um porto na Idade média, prosperando-se como rota comercial local nos séculos XVI e XVII, depois ficou abandonada e no inicio do século XX, era uma pobre vila de Pescadores, tornando-se conhecida e turistica nos anos 50 depois que o Americano John Steinbeck publicou um ensaio realizado na região na Harper’s Bazaar.
A primeira vez que ouvi falar de Positano  foi na casa de um amigo de um primo, que descrevia com detalhes, as cores, as casas encrustadas nas montanhas e o mar azul  nas pedras. 
Depois vi Positano no cinema , no filme “Only you “com a Marisa Tomei, na refilmagem de “O Talentoso Rippley”com o Matt Damon e o Jude Law; continuou a ser cenário no filme “Sob o sol da Toscana/Under the Tuscan Sun” entre outros.
A primeira vez que visitei Positano foi em 2001. Aluguei um quarto ao sul ,com uma sacada e um vista deslumbrante para o mar e a cidade ao norte. 
Neste periodo, conheci as lendas da cidade, como a padroeira Santa Maria Assunta, negra, como Nossa Senhora da Aparecida. 
Outras histórias de pescadores, como a visita da dançarina Russa:- Todos os homens do vilarejo juraram as esposas que não iriam vê-la, mas fugiram e voltaram arrranhados e mordidos para suas casas, revelando na pele a traição em grupo para comédia geral.
No hotel que fiquei tinha um casal de franceses que me levaram para um tour pela Costa Amalfi até Paestum, ao sul de Salerno, já na Calabria, patrimônio da humanidade pelas ruínas  ali erguidas quando do dominio grego na região (Este local aprece no filme Pani e Tulipani/Pães e Tulipas).
Positano ficou como que encantado, e um lugar para se voltar sempre.
Assim retornei no ano passado, e foi como retornar a um lugar do meu mistério.
Ao avistar a cidade, com suas cores encrustadas nas montanhas e as primaveras floridas, o mar, o céu, o cheiro de limão, tudo me era tão familiar, mesmo já tendo estado ali, parecia que estava voltando para casa, no sentido de que talvez Positano, seja um dos meus lugares no mundo.
Desta vez fiquei ao norte, no alto, na Villa Celentano, com uma sacada enorme, com um limoeiro carregado de frutas, parecia o jardim de minha avó.
Como  já conhecia a cidade , com suas ruas de escadas, descidas ingremes, seus becos sem saidas... desta fez  permiti-me simplesmente estar lá,sem fazer absolutamente nada, só deixar-me embriagar pelo local.Aproveitava no meu terraço e repousava sob o limoeiro com uma vista privilegiada.
Já no primeiro dia , conheci todos os locais que me levavam a praia central com suas cadeiras de sol alaranjadas e únicas. Ia descendo e cumprimentando a todos como se fosse um deles.
No primeiro dia, o mar estava forte e arrebentava  suas ondas com uma força imensurável, cobrindo de água  todo o deck do porto.

Do porto saem embarcações de pescadores e turisticas para Napoles, Capri, e outras cidades da costa.
Não  se pode deixar de degustar o Limoncello produzido aí, e principalmente o Tiramissu di limoni, que é de comer de joelhos.
A região também tem uma ceramica típica, com cores e relevos próprios.
Fiquei amigo dos proprietarios do Restaurante Saraceno d’Oro, onde pegava minha comida para jantar a luz de vela no balcão junto ao limoeiro e com vista para a cidade incandescente .
Entre as delicias, destaco as pastas com frutos-do –mar , os molhos de pomodoro/tomate e o zucchini (abobrinha) ... e muito vinho até que meus olhos de tanto olhar a cidade iluminada nas montanhas fossem se fechando e a realidade tornando-se-ia aos poucos…um sonho….e adormecia.
Têm que se visitar o Hotel La Sirenuse, onde pode-se jantar no restaurante, com uma vista de toda a encosta e o mar, sempre o mar.
Falo de Positano, porque é um dos meus locais no mundo, como uma canção que fez e faz parte da sua vida.
Mas toda a região , o entorno a Napoles é muito interessante, mesmo Napoles ,com sua culinária única, o Museu Nacional com o gabinetto secreto. A igreja de San Genaro e o Vesúvio ao fundo.
Na região da circumvesuviana, ruínas em Ercolano e Pompéia, praias com aguas vulcânicas, fazem da região, um turismo amplo a ser explorado e descoberto.
Mas volto ao meu balcão, com o seu limoeiro, sua visão da montanha colorida pelas casas e flores.Olho para o mar, para o céu e  todo o  mistério de um lugar unico, de ruas pequenas, tortuosas, escadas ingremes, se resume em estar em Positano.
Assim como outras cidades que me acompanham, as vezes, fecho os olhos e volto para o já vivido, ou já sonhado, e a rotina parece se dissipar nas lembranças e memórias.
 Viajar, perder-se e sonhar…Positano um lugar para sempre se estar!


Informações:

Fotos:Fabricio Matheus 






Nenhum comentário:

Postar um comentário