segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ROMA






Quem tem boca vai a Roma”ditado  popular


Roma a cidade eterna. Não há muito o que falar sobre Roma, tem que se ir a Roma.
Sempre terei uma frustração  em relação a Roma, por que , nunca poderei entrar na Fontana de Trevi como a Anita Eckeberg no filme Roma, mas enfim.... Sugiro ficar no centro, assim faz-se tudo a pé, visita-se as ruínas , lojas e etc....
Desta fez fiquei num B&B, perto da Piazza Navona , onde entre fontes e igrejas , situa-se a Embaixada Brasileira. Fiquei no Navona Palace Residenze, perto da respectiva praça. É um B&B na via Corso Emanuelle, uma das principais da cidade . O hotel têm uma filial na Piazza dei Fiori. É um prédio antigo, reformado, com amplos quartos, alguns sem janelas, mas comparando os preços da hospedagem em Roma, vale a pena pela localização.
Os Romanos são práticos , mas nenhum pouco educados, então, se precisar , reclame, só assim será atendido, têm que se usar a mesma língua, ou mãos...
Roma está sempre lotada, principalmente nos arredores da Fontana de Trevi. De Borsalino na cabeça visitei a parte história junto ao Colisseo, Bocca di Roma, a igreja de San Pietro in Vincoli onde pode se ver o Moises de Michelangelo, que entre outras obras , como a Pietá em San Pietro, são as que sempre retorno para um alento a alma.
DaPiazza Cavalliere de Malta, pode se ter uma bela visão da cidade e especialmente do Vaticano e San Pietro. NO convento há uma fechadura , chamada :- O olho de Roma, onde entre uma alameda se visualiza ao fundo a cúpula de San Pietro.
A Piazza Navona, Pantheon , Fontana de Trevi  e Piazza d’Espagna são das regiões mais visitadas e como disse mais cheias de turistas. Passei sem demora pela via Condotti para apreciar as vitrines,  tome um expresso no café Grecco o mais antigo de Roma, do lado da loja da Prada  e  descubra novas lojas e tendências de moda nas  ruas perpendiculares.
Desta vez, entre outros museus, visitei o Museu de Arte Contemporanea do Seculo XXI , projeto da arquiteta , Zaha Hadid. Um prédio moderno com instalações contemporâneas.
Não se pode perder o pôr-do-sol da Villa Borghese, com a cidade eterna aos seus pés, leve um vinho para brindar.
Desta vez arrependi-me de não ter comprado uma mala Carpisa, com a mesma qualidade da Sansonite e da Lansay e por 100,oo euros, mas fica para a próxima.
Sempre que vou a Roma , entre outras obras de arte como os murais de Caravaggio, tenho que ver a Santa Tereza em êxtase de Bernini, que fica na Igreja de Santa Maria dele Vitoria. Cheguei as !8:00 horas e estava tendo uma missa com um pequeno números de fiés. Fui para o banco da frente e me posicionei no meio, com minha Canon pendurada no pescoço, fiquei observando a maravilha esculpida em mármore, quando de repente notei que o padre em seu discurso começou a dirigir-se a minha pessoa, dizendo diretamente a mim, que não deveria dar valor as obras externas , mas como também , deveria eu estar ali para cultivar o meu interior.  Eu fiquei escutando , e caso ele continuasse iria
dizer em claro e bom tom, que esta era a minha função ali no meu ultimo dia em Roma.
Felizmente , chegaram umas turistas com enormes óculos escuros e mini-saias e se posicionaram ao lado da estatua de Santa Tereza e o padre silenciou-se e voltou ao ritual de sua missa. Eu aprovetei o ensejo , despedi-me de Santa Tereza e sai como entrei, só que com a alma inebriada de tanta arte , tanta beleza esculpida em pedra bruta.

Fotos:Fabricio Matheus












Nenhum comentário:

Postar um comentário