domingo, 9 de setembro de 2012

THE PILLOWMAN/O HOMEM TRAVESSEIRO




The Pillowman/ o Homem travesseiro peça de 2003, escrita por Martin MacDounagh( 1970) , dramaturgo , diretor, que apesar de ter nascido e morar na Inglaterra , por ser filho de irlandeses, é considerado o mais importante  dramaturgo irlandês vivo.
The pillow-man foi escrito em plena época do terrorismo,  uma das peças mais premiadas de 2004, volta ao palco paulista,  após sua estréia este ano, numa segunda temporada no Espaço Parlapatões, dirigida por Bruno Guida e Dagoberto Feliz.
O espetáculo, conta a história de Katurian Katurian Katurian, um escritor de contos (Flavio Tolezani), que é interrogado pelos detetives Tupolski( Daniel Infantini) e Ariel (Bruno Guida) sobre uma série de assassinatos inspirados em sua obra.
O escritor Katurian é um contador de histórias como Os irmãos Grimm, ou Charles Dickens. Os detetives poderiam ter saído das  obras  de Conan Doyle. A peça é extremamente londrina, sem deixar de ser universal.
Katurian escreve suas histórias, 400, para sobreviver. Ele é uma daquelas criancinhas. Ele é um daqueles assassinos. Ele chegou a ser considerado o alter-ego de Martin MacDounagh.
A peça é uma tragicomédia, cheia de histórias de mortes e vidas , e vai discutindo o papel e a responsabilidade do artista, o impacto que a arte pode causar na sociedade. E principalmente , o papel da arte e da palavra escrita como , a metáfora da imortalidade, é o bem final do homem para tornar-se imortal.
Apesar da peça transitar entre o suspense, o terror, a fábula, e seu aspecto mesmo grotesco , caracterizado pela maquiagem e figurinos, o visagismo, ela é pura poesia, pois trata-se de discutir a fragilidade humana.
Katurian Katurian katurian nada mais é que um de nós, frágil mortal, que luta pela sua sobrevivência e pela sua imortalidade.
O elenco é completado por Bruno Autran no papel de Michal, o irmão de Katurian, e por Wandré Gouveia no papel de Katurian menino e um dos personagens das histórias do autor.
No fundo um grande dramaturgo e uma grande peça, é uma forma de nos contar uma  boa história. O  ótimo  texto , a encenação primorosa  com destaques para os atores Flavio Tolezani e Daniel Infantini, fazem de The Pillowman- O Homem travesseiro uma ótima história, muito bem contada e encenada. Um  espetáculo imperdível e com histórias e uma história encantadora,  que nos leva a compartilhar a nossa imaginação com a imaginação proposta , assim não há como não sermos levados por Katurian Katurian Katurian.



Nenhum comentário:

Postar um comentário