segunda-feira, 20 de junho de 2011

MIDNIGHT IN PARIS



“We’ll always have Paris” do filme Casablanca

“Paris é um seminário, um curso de pós-graduação em Tudo. "James Thurber, em uma carta a um amigo (1918)

"O amor só vale a pena quando o sexo suspende nosso medo da morte"E.Hemingway

Se você é apaixonado por Paris como eu sou, não perca o novo filme de Woody Allen:Meia-noite em Paris.
Logo na sequência de abertura já dá vontade de sair do cinema e embarcar no vôo da Air France sem escala para sair caminhando à beira do Sena.
A história que para alguns pode parecer ingênua , um conto de fadas, um “cinderelo” que depois da meia-noite encontra seus pares e sua turma.
O personagem principal Gil Pender vivido pelo ótimo ator Owen Wilson, está de férias em Paris com sua noiva. É um bem sucedido roteirista em Hollywood, mas não se sente feliz. Seu sonho é escrever um romance que se iguale aos seus ídolos; escritores americanos que viveram em Paris nos anos 20.Sua noiva , que ele se diz apaixonado, não têm nada de comum com seus desejos , projetos e sonhos... às vezes , nos sabemos disso, sentimos, mas não queremos enxergar, por medo da solidão e outros medos.
Não se preocupe que não irei contar a história: Il faut y aller!Todos os atores estão bem, e a Carla Bruni fez direitinho seu papel.
Toda viagem já é uma grande descoberta. Num de seus pensamentos, o protagonista  nos diz, que o progresso é ótimo.Sair em busca de novos mundos.Descobrir o espaço, novos seres; tudo isto é interessantíssimo. Mas ainda bem que existe Paris. E feliz dos seres que sabem que há no mundo uma cidade como Paris, onde, como no cinema você pode fazer seus sonhos se tornarem verdades. Onde ,somente de se perder , exista a possibilidade de descobrir-se no seu caminho.
E é isso que Allen nos mostra, Gil se perde todas as noites depois das doze badaladas , para se encontrar com ele mesmo no seu mundo real. Há quem diga que algumas soluções do diretor parecem ingênuas, mas as mesmas arrancam gargalhadas da platéia.Identifiquei-me de imediato com o personagem. E fiquei feliz de já ter realizados sonhos na cidade luz, desde os mais simples como passar um aniversário com um pic-nic na Pont des arts com a Tour Eiffel brilhando ao longe, no frio de chapeuzinho de aniversário e soprando língua-de sogra.... De ser beijado quando “la grand roue” parou exatamente no meio e toda a cidade estava aos meus pés. De caminhar pela chuva, debruçar-me sobre uma das pontes do Sena e ver um casal apaixonado dançar ao som de uma acordeon “Sûr Le ciel de Paris” sans étoiles.
Gostaria de encontrar-me com meus ídolos e escritores franceses como Moliére, Rimbaud, Victor Hugo, Baudelaire, Proust, Balzac e tantos outros.Assim como gostaria de me encontrar no Rio antigo com Machado, passear em Cordisburgo com Guimarães Rosa , à beira do Tejo com Fernando Pessoa e em Florença com Dante acompanhados de Virgilio. Há algo dentro de mim que às vezes até o faz acontecer, talvez o meu segredo maior, meus sonhos e minha imaginação.
Fazia tempo que não ia ao cinema, o que para um cinéfilo é vergonhoso. Mas lavei a alma. Além de ter assistido o filme no cine Sabesp, que faz parte de minha história, desde o antigo Fiametta, e que estava lotado. Quando terminou o filme, como o protagonista, fiquei feliz da minha história, do meu tempo, reconheci-me eu. E fiz de conta que a Teodoro Sampaio era uma rua em Paris, o Champ Elysées, “pourquoi- pas” e alguma das torres da Paulista , ou da TV Cultura a Tour Eiffel. Minha alma era de uma alegria quase infantil e eu não consegui parar de sorrir para mim mesmo. ..

Arte:Fabricio Matheus

Um comentário:

  1. Fui ver hj. Realmente um ótimo WAllen. Gil é Allen sem tirar nem por. Saí em estado de graça do cinema. Outro filme de WA que me deu essa sensação foi Everybody says I love you, de uma década atrás. Saí blissful do cinema.

    ResponderExcluir