segunda-feira, 25 de outubro de 2010

VISTO AMERICANO

Fazia tempo que queria renovar meu visto americano. Perdi algumas oportunidades de ir aos States pois o mesmo estava vencido. A primeira vez que tirei foi via despachante. Cheguei a agendar a entrevista mas por não estar com todos os documentos , faltei. O agendamento atual esta para cerca de cem dias. Mas consegui antecipar.
Foi marcado para às 9 horas da manhã e pediam para chegar meia hora antes, pois o consulado não tinha espaço suficiente para abrigar as pessoas muito tempo antes. Pensei que chegaria no consulado, iria esperar numa ante-sala e às 9 , um pouco antes ou depois, o cônsul iria me chamar. Contaria porquê quero viajar para os Estados Unidos, talvez em inglês, mostraria os documentos e sairia no máximo às 10 horas.
No dia anterior sai em todos os jornais que a policia prendeu uma quadrilha que seqüestravam pessoas nos arredores do consulado. Como já fui seqüestrado não queria correr o risco. Iria de taxi, ou deixaria o carro no shopping do Morumbi.
Como aquariano, quase me esqueço de imprimir o agendamento e a folha DSV. No dia da entrevista, fui de carro, e assim que passei o shopping já estava na rua do consulado, com algumas placas e começaram a aparecer estacionamentos. Perguntei a uma senhora que passeava com o seu cão, onde ficava o local e ela me disse que já estava a duas quadras. Era em frente a uma fortaleza de pedras com uma muvuca de pessoas na frente.
Parei no estacionamento a duas quadras que era 4 reais a primeira hora. Assim que aproximava do consulado o preço e o número de estacionamento aumentavam. Nos arredores uma fila já grande e locais para tirar fotos, xérox, deixar os pertences, tudo com o preço variando conforme a proximidade.
Parece um matadouro , uma alfândega, não pode entrar com nada, incluindo celular, o que obriga as pessoas a conversarem para passar as horas de filas e filas . A primeira fila e para entrar na frente do consulado, depois uma outra para entrar no consulado propriamente dito, com detectores de metal e Rx. As mulheres com seus cintos de metais e bolsas eram as que mais faziam a campainha sonar e tira isto e tira aquilo. Não passa recipiente líquido o que obriga a consumir na cantina do próprio consulado.
Na fila ouve se inúmeras razões para viajar para os Estados Unidos em tempos de dólar baixo, a principal são as compras. Muitos estão em busca de comprar imóveis principalmente na Flórida e Nova York.
Passando-se pelo detector de metais a próxima fila e para pegar uma senha para aguardar a chamada para tirar as impressões digitais. Os números aparecem numa tela LCD de acordo com a plataforma. E a espera sem celular nos faz conhecer o vizinho de banco e histórias hilárias. Este é o período que mais demora. Uma dica, o primeiro horário é o mais rápido. Agenda-se cerca de 100 pessoas por horário. As pessoas nervosas amassam e destroem as senhas com os suores . Esta fase se perde facilmente mais de uma hora. Depois que se tira as digitais. Uma nova fila, agora única, para os guichês das entrevistas. Novas conversas e novas histórias. De perdas, de viagens, de sonhos.... Na minha vez a moça com um leve sotaque americano, não fez mais que duas perguntas. Não pediu para ver nenhum dos documentos que levava em duas pastas debaixo dos braços , foi extremamente rápido.
Agora pode sair do consulado, e uma nova fila, um pouco menor para se pagar o correio que devolverá seu passaporte com o visto aprovado.
Quando saí, novas filas se formavam. Não teve seqüestro e no estacionamento o funcionário disse que eu tive sorte de ter sido tão rápido.Mostrou-me como se pegava a marginal em direção ao centro ,masnão me desejou boa viagem.
Apesar da mocinha ter me dito que meu visto foi aprovado , ainda aguardo um pouco ansioso a chegada de meu passaporte com o visto.Acho que brasileiro só crê quando vê!

Dicas:
-Chegue mais cedo se quiser sair mais cedo.
-Leve dinheiro e deixe o cartão de crédito.
-Deixe o carro no estacionamento e no carro todos os metais inclusive a chave do mesmo.
-Verifique se esta com os principais documentos e principalmente com a folha preenchida e fotos.
-Tome seu café da manhã , mesmo que seu agendamento for no primeiro horário.
-Leve uma caneta.
- Boa viagem!

PS: Minha vida não é nada fácil! Preciso de férias. Começo a escrever às 21. Chove. Depois de 10 minutos acaba a luz. O celular toca, estou de plantão. Têm paciente aguardando exame desde às 18. Moro no 13 andar. Meu carro está na revisão. Termino de escrever. A luz não voltou. Desço os 13 andares, consigo taxi só na Rebouças. Chego no Hospital , os pacientes enfurecidos com razão. O computador travou. As fotos não se revelam. Enfim, controlo o caos, faço os exames. Não consigo taxi. Volto de ônibus. A luz voltou, são 23:45hr. Público o texto. Leio os e-mails.Ligo a máquina de lavar roupas,pego o Vargas Llosa:Travessuras da menina má e vou para a cama.Ufá!!!!Amanhã será um outro dia!Alguns amigos diriam:-Que Pobreza!

Arte:Fabricio Matheus

Um comentário: