terça-feira, 8 de junho de 2010

ÁFRICA DO SUL E O APARTHEID




A Africa do Sul, país onde será disputada a próxima Copa Mundial de Futebol, situada no extremo sul do continente, é um dos maiores exportadores de minérios do mundo. Tem produto Interno Bruto de 278 bihões de dólares( o do estado de São Paulo è de 490 bilhões). Com uma população de 49 milhões de habitantes(São Paulo têm 41 milhões), dividida entre 80% de negros, 10 % de brancos , e outro tanto de mestiços e asiáticos.Com Joanesburgo a grande metrópole. Pretória o centro governamental e a Cidade do Cabo com suas montanhas à beira-mar entre as principais cidades.
Os negros pertencem a etnias e tribos que têm idiomas , costumes e religiões diversas. Os brancos, na maioria , descendentes de ingleses e holandeses. Os asiáticos de origem indonésia e indiana. A maioria dos sul-africanos, mesmo os mais pobres, fala inglês e pelo menos outras três línguas e dialetos. A maioria da população é cristã, mas integra uma miríade de igrejas e designações protestantes e pentecostais, por vezes combinadas com religiões autóctones.
Situado na rota comercial para as Índias, o sul da África foi colonizado por holandeses, aos quais vieram se juntar flamengos, alemães e franceses. Foram eles que, a serviço da Companhia das Índias Ocidentais, haviam montado um posto de abastecimento para suas fragatas, em meados do século XVII, e deram origem aos africâneres, chamados pejorativamente de bôeres. Desde o seu estabelecimento na região , travaram inúmeras disputas com os nativos por terra e gado. Ainda que os africâneres tivessem se apropriado de boa parte do território, as tribos nativas permaneceram independentes e os escravos vinham da Indonésia, colônia holandesa.
Em 1860, no período das disputas imperialistas européias, os ingleses desembarcaram com artilharia pesada, canhões e soldados para dominar o local. Entraram em conflito com os africâneres e os nativos. Após vinte anos de luta sangrenta , os ingleses se estabeleceram, trazendo escravos da Índia.
Nessa época, a descoberta de diamantes, provocou uma migração em massa para a região, mais de 50 mil pessoas, sendo a exploração das minas de pedras preciosas controladas pelos ingleses.
Com o território dominado, africâneres e britânicos se entenderam e proclamaram a União Sul-Africana. Forma promulgadas as primeiras leis de segregação racial: O APARTHEID .
O APARTHEID , que significa “separação” em africânder, ou a política de segregação racial, foi adotada legalmente em 1948 pelo Partido Nacional, com a ideologia da criação de um sistema político que separasse as raças, prevenindo os “Brancos” , os africâneres e outras minorias, que foram a classe dominante por mais de três séculos sem poder exterior , pois não tinham para onde retornar como aconteceu em outras colônias,de serem engolidos e perderem sua identidade, mas trataria contudo, as raças de forma justa e igual. O que não aconteceu e traduziu-se num sistema cruel, com leis de segregação racial, passaportes que restringiam a circulação de negros e a compra de terras fora das reservas tribais. O casamento inte-racial virou crime. Escolas, hospitais e bairros foram divididos. Os negros perderam o direito do voto,o direito básico de ser cidadão.O Partido Nacional criou também os Bantustões - dez nações tribais pretensamente autônomas, instaladas em áreas descontínuas em apenas 13% do território nacional.
Internacionalmente , a África do Sul ficou isolada, condenada pelas resoluções das Nações Unidas contra o racismo, o Apartheid foi considerado moralmente funesto. O país foi pressionado por investidores, boicotado em eventos internacionais. Os movimentos externos com as crises internas , violência extrema nos anos 80, problemas regionais como a guerra civil em Angola, progressivamente levou a ingovernabilidade do país, tornando-o uma ilha. Dentro desta ilha, as manifestações anti-racistas só faziam aumentar .
Em 2 de fevereiro de 1990, na abertura do parlamento, o presidente Frederik de Klerk declarou que o apartheid havia fracassado e que as proibições aos partidos políticos seriam extintas, incluindo o ANC ou CNA , o Congresso Nacional Africano , principal partido de oposição ao regime , liderado por Nelson Mandela. Que segundo o historiador Allister Sparks, o desmonte do Apartheid e a libertação de Nelson Mandela forma uma “revolta negociada”: - “ O Apartheid só acabou quando os brancos tiveram a certeza de que nada mudaria para eles como de fato ocorreu.” Na transição para o novo governo, mantiveram o ministro das Finanças e o presidente do Banco Central. Frederick Klerk tornou-se vice-presidente, garantiu-se o direito à propriedade privada(para evitar a desapropriação de terras dos branco como aconteceu no Zimbábue) e comprometeu a honrar dividas interna e externa e os empréstimos junto ao Fundo Monetário Internacional. Tudo foi cumprido.

FONTE:Revista Piauí 43 abril 20101, reportagem de Daniela Pinheiro “Diamantes Negros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário