sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

RETROSPECTIVA 2009




Ognuno sta solo sul cuor della terra
Trafitto da um raggio di sole:
ed è súbito será. Salvatore Quasimodo

O Estar pronto é TUDO.
Se ninguém conhece nada daquilo
que aqui deixa, que importa deixá-lo
um pouco antes? Seja o que for! W.Shakespeare

Termino 2009 pela primeira vez no meu apartamento. Só , sentado no chão de frente para gerânios vermelhos que se entrelaçam nas grades cinzas da sacada. Ergo minha taça de champagne e começo a cantar um mantra indiano enquanto 2010 surge com o espocar de fogos que clareia o céu da Paulista.
O final de 2008, foi um dos piores de minha, acho que estava deprimido, frágil, sem rumo, sem emprego, sem dinheiro, sem projetos para o teatro e a arte que alimentam minha vida. Por outro lado, passei com a minha família, meu norte. À beira do meu rio, perto do hospital que nasci.
Mal cheguei a São Paulo, já comecei novos empregos. O trabalho dignifica o homem.Pelo trabalho me fortifiquei, mas sonhei pouco, comi mal , engordei. Foi um ano extremamente racional, com pouca emoção e pouco coração. Trabalhei muito, ganhei mais do que preciso e muito menos do que mereço. Fui reprovado em provas que na verdade não me interessavam. Trabalhar muito me fez esconder um pouco de mim, dos medos, quereres, desejo. Aos poucos e da maneira que consegui comecei a pintar , a escrever e fiz uma linda viagem, mas a maior foi minha viagem interna, doída.
Por tudo isto, no último dia do ano passado e no primeiro do ano novo , cuidei de mim. Escrevei, li, pintei, dancei sozinho, corri, andei. No último dia assisti Breaking Waves/Ondas da Paixão do Lars Von Triers. Hoje assisti Hanami-Cerejeiras em Flor.
Parece que tudo volta a se conectar do nada. Sinto-me mais forte, com um medo menor. Tenho menos necessidades. Não quero saber de onde vim e nem para onde vou, quero o agora.Li uma frase que diz: Escrever já é poder se ausentar. Não me entendam mal. Não quero morrer. É como se aos poucos eu voltasse a redescobrir meus segredos e sonhos secretos, que estavam adormecidos em mim. Sinto aos poucos que não tenho nada perder a não ser a minha vida. E por isso quero aprender a viver mais e mais.
Há quase seis anos não faço mais lista de metas para o novo ano.Desejo-me somente Saúde. Para 2010 desejo-me ainda Saúde. Saúde e força, principalmente no último segundo. Para que neste instante fugidio, nesta aurora fugaz , eu seja capaz de dançar todo o esplendor de luz e sombras que é a minha vida. FELIZ ANO NOVO!

Arte e desenho:Fabricio Matheus




2 comentários: