quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

COMEMORAÇÕES



Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).

"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12).

"O casamento deve combater incessantemente um monstro que devora tudo: o hábito." (Honoré de Balzac)

Hoje é dia de Reis, dos reis a quem devemos a tradição da oferenda de presentes no Natal. São três os reis, Gaspar que quer dizer aquele que vai inspecionar, Melquior que significa Meu rei é luz e Baltasar que é “Deus manifesta o Rei”. Neste dia costumávamos fazer as simpatias com romã, para trazer dinheiro e provisões para o ano. Três sementes engulimos enquanto o nome dos reis pronunciamos, três jogamos ao léu para trás e em ladainha repetimos seus nomes e três guardamos na carteira, repentindo mais uma vez seus nomes.
No dia de reis, 06 de janeiro há 43 anos casavam meus pais, desta união nasceu um ser matusquela que sou eu e minha irmã. As vezes sinto-me cada vez mais parecido com eles, tanto fiz para parecer outra coisa. Sou eternamente grato a esta união, pelo amor que construíu minha família e edificou meu caráter.
Quando era pequeno e não entendia das coisas, queria ter sido o porta- aliança do casamento de meus pais, que tinha sido minha prima. Depois eu cresci e fui chamado para carregar as alianças de uma prima distante, mas o marido era velho e eu não quis. A Liginha minha colega de escola e minha parceira que me convenceu e entrei na igreja contrariado.Depois do casamento não queria tirar fotos com os noivos.Minha mãe me prometeu uma pasta nova que era exibida na vitrine da livraria da esquina de frente para a praça e tinha o desenho do Romeu e da Julieta.
E todos os dias no caminho da Escola São José, eu de uniforme azul , camisa xadrez com o mapa do estado de Goiás pintado no bolso, inteiro, antes de ser dividido em Tocantins, ia para escola sereno e mal me dava conta que carregava pela rua a tragédia de amor de Verona.

CASAMENTO

Há mulheres que dizem :
Meu marido , se quiser pescar,pesque,
Mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
Ajudo a escamar, abrir, retalhar , salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
De vez em quando os cotovelos se esbarram,
Ele fala coisas como “este foi díficil”
“prateou no ar dando rabanadas”
E faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
Atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim , os peixes na travessa,
Vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
Somos noivo e noiva.Adélia Prado

ENSINAMENTO

Minha mãe achava estudo
A coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
Ela falou comigo:
“Coitado, até essa hora no serviço pesado”.
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor,
Essa palavra de luxo.Adélia Prado


Arte:Fabricio Matheus

Um comentário:

  1. É ...a gente tenta mudar, ser diferente, e muda mesmo:muda, muda, muda, para ficar igual ao que era na origem. Não é bom, nem ruim, só é assim por mais que a gente ache que construiu um ser diferente.

    Eu digitalizei as fotos do casamento de meus pais e coloquei um fundo musical com a Royal Philarmonic Orquestra...ficou lindo, mas não dá para não chorar.

    ResponderExcluir