segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PIETÁ/MATER DOLOROSA


Para minha amiga Rosemeire de Lucca

"Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra."Barbosa Filho

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6)

"O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão."H.Balzac


Minha alma, meu coração estão inconsoláveis, condoídos de dor , pelo sofrimento da minha querida amiga Rose.
Viver é se preparar para morrer. A eternidade seria um súplicio, mas não há perda maior, e dor mais profunda que a perda súbita de um jovem filho e único.
Nesses momentos, eu me sinto um nada no mundo, não há o quê fazer, ou dizer… resta nos recolher no silêncio e pedir o divino amparo do mistério maior.
Geralmente estas provações nos chega quando nos achamos mas próximos a está força chamada Deus.
Confesso-me covarde frente a morte de outrem, e com a morte de minha avó paterna , formei-me médico.
A vida é um paradoxo, e viver é de certa forma aceitar o sofrimento.
Não sei a explicação, e como consolar, mas tudo têm a sua hora.
Há duas semanas, fiz o exame de uma  criança de 12 anos com um abdomen agudo, sangue livre na cavidade abdominal. A paciente foi submetida a uma laparotomia, é tinha uma gravidez nas trompas que se rompeu.
No pós operatório evoluia cada vez pior, com sangramento e chamado para realizar outro exame constatou-se uma massa junto do útero , que tratava-se de um carcinoma ( da placenta) com metastases pulmonares. Eu já vi a paciente morta. Não é que foi submetida a nova cirurgia, e a quimioterapia e sobreviveu com regressão das metastases pulmonares e tudo… nestes momentos ajoelho-me humilde aos pés da Medicina.
Mas a violência súbita que leva a morte de um filho ,  faz –nos redimir e acreditar numa força indescritível  para que continuemos erguidos até o nosso final.
Diante de fatos como estes, que nos espelham nossa insignificância, nosso nada e nosso tudo na vida e no  universo. A única coisa que consigo pensar e pedir é que está força caía como um raio , com a mesma força que nós é imposta a nossa tragédia, e que a minha amiga, que generosamente doou os órgãos de seu filho, para que a vida se multiplique, tenha o devido e merecido consolo e misericórdia.
Eu acredito  na força da mulher. E este ato da minha amiga Rose, de generosidade para com os que padecem, já é  a mostra desta força rara e sublime que não têm e jamais terá explicação.
Por enquanto , o único bálsamo para tamanha dor, que conheço como ser humano, médico e amigo, é  simples e  antigo, mas transformador :-   AMOR!

"Tu que, ao sangue do teu filho mistura tuas lágrimas.
Tu, que sem perder teu brilho sufoca tuas mágoas.
Tu que tens teu filho morto nos teus braços de mulher.
Ora pelas mães!
Ora pelas mães!"Pde Zezinho




Nenhum comentário:

Postar um comentário